domingo, 22 de março de 2015

22 DE MARÇO – DIA MUNDIAL DA ÁGUA - VAI FALTAR?



                   O Brasil é o país que mais possui água doce no mundo, 12% de todas as fontes terrestres. Algumas delas são geograficamente partilhadas com os países vizinhos. É o caso da bacia do Rio Amazonas, a mais extensa rede hidrográfica do planeta, que começa nos Andes peruanos e termina no Oceano Atlântico. Percorre o território do Brasil (63%), Peru (17%), Bolívia (11%), Colômbia (5,8%), Equador (2,2%), Venezuela (0,7%) e Guiana (0,2%). Por ela, correm 20% das águas doces superficiais do mundo.


Dia Mundial da Água
           Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. 



                Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.


                  Segundo a ONU, o tema oficial do Dia Mundial da Água de 2014  foi 'Água e Energia'. E foi exatamente isso que o Brasil viveu em crise nesse ano que passou. Será que 2015 será diferente? Pelo menos, no que depender da população, podemos fazer a diferença. Sabemos que a água e a energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisa de recursos hídricos, mas a vida toda depende da água.
---------------------------------------------------------------------------------

 Será que nós sabemos usar com consciência esse recurso indispensável à vida?


        Para responder a esta pergunta, devemos estar atentos para muitos gestos de responsabilidade, sejam de grandes proporções como não poluir rios e lagos, ou simples como o gesto de fechar a torneira ao escovar os dentes, todos são essenciais para a preservação da água.

Mas, algumas dicas que estão a nosso alcance diariamente.  
Se não sabe por onde começar, seguem algumas dicas básicas, mas sempre pertinentes, sobre como utilizar a água com responsabilidade, sem desperdiçar (fonte: IBGE Teen):
  • Escove os dentes com a torneira fechada, sempre. Isso evita o desperdício de até 80 litros de água;
  • Não deixe a torneira aberta enquanto lava a louça e aproveite para enxaguar tudo de uma vez só! Com isso você pode deixar de desperdiçar até 100 litros de água! E dê preferência a sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõem facilmente;
  • Quando for lavar o automóvel, use um balde. Um banho de mangueira de meia hora consome até 560 litros, usando um balde o gasto não passaria de 40;
  • Lavar a calçada com a mangueira também é um desperdício. Prefira o balde e a vassoura, evitando um gasto que poderia chegar a 280 litros (quinze minutos de esguicho);
  • Banhos longos gastam de 95 a 180 litros de água. Banhos rápidos economizam água e energia. E banhos de banheira usam mais água ainda, cerca de 200 litros.


Comece por aí, e vamos compartilhar e lembrarmos isso todos os dias. Como diz aquele velho conhecido mas verdadeiro ditado: “SABENDO USAR, NÃO VAI FALTAR!”