terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

DIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (27 DE FEVEREIRO)

   
   27 de fevereiro foi o dia escolhido para comemoração do “Dia Nacional do Livro Didático”.    Sabe-se, pela história, que as primeiras publicações didáticas surgiram no Brasil logo após a chegada da família real portuguesa, em meados de 1808.    Com a Independência do Brasil, em 1822, entram em vigorar as primeiras leis de educação. A partir de 1920, com a inauguração das primeiras indústrias de papel, em São Paulo, inicia-se a fabricação nacional de livros didáticos. Em 1929 o Estado cria um órgão específico para legislar sobre políticas do livro didático, o Instituto Nacional do Livro (INL), contribuindo para dar maior legitimidade ao livro didático nacional e, conseqüentemente, auxiliando no aumento de sua produção. Com Getúlio Vargas, em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde, ano em que se cogita o dia do Livro Didático pela primeira vez. 

     Em 1938, foi criada a Comissão Nacional do Livro Didático. 

   Na década de 1940, tanto o ensino secundário quanto o universitário passaram por reformas. Tudo isso fez aumentar o número de estudantes e a circulação de livros didáticos. 

    Resumindo, a trajetória do livro didático no Brasil iniciou-se em 1929, com a criação do Instituto Nacional do Livro (INL), sua política oficial passou por diversas adaptações, até chegar ao atual Programa Nacional do Livro Didático, criado em 1985.

    Avaliando o uso do Livro didático em diversas fases da educação, entre professores e estudantes, percebe-se que o mesmo mostra-se como um importante e eficiente instrumento no processo ensino-aprendizagem, pois, conforme salientam alguns educadores, “o livro didático se encontra internalizado no professor” (Coracini, 1999), porém, o professor continua no controle do conteúdo e, a eficiência ou ineficiência desse uso dependerá do uso que o mesmo o fará dele.

    Por isso, não há como negar que, mesmo no século XXI, não há como dispensar a importância desse importante instrumento auxiliador do processo ensino-aprendizagem, o “Livro Didático”.