quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MEDIDAS PARA UNIFORMES

OBS.: CAMISETAS UTILIZADAS PARA MEDIÇÃO SÃO APENAS MODELO PARA TAMANHO
 E NÃO TRATAM-SE DO MODELO QUE SERÁ O UNIFORME.


      Nesta terça-feira, 28, a empresa de Guapiaçu que ganhou a licitação para a confecção e entrega dos uniformes escolares no Município de Monte Aprazível, iniciaram a medição com os alunos aqui na Escola Feliciano para providenciarem a confecção e a entrega dos uniformes no prazo de 30 dias. A medição acontece rápida, e em um dia foram aferidos praticamente 90% dos mais de 700 alunos da escola. 

     Conforme a assessora da educação, Cacilda Castro informou, cada aluno receberá duas camisetas, duas bermudas e um par de tênis de qualidade, conforme estabelecido no edital da licitação. 

     Tão logo terminem a medição em todas as escolas, iniciarão a confecção que, segundo informações da própria empresa, estarão prontos em menos de um mês a partir de então. 

     A foto desta matéria foi tirada no momento que as crianças de uma classe do 6º ano estavam medindo os pés e o tamanho para camiseta e bermuda. 

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

REUNIÃO PRÉ INÍCIO DAS AULAS

     Professores reunidos com a diretora Sandra, o vice-diretor Everaldo e a coordenadora Taíse, para últimos detalhes antes de recepcionarem os alunos no próximo dia 27.


     A reunião aconteceu nesta sexta-feira, dia 24, às 08:30h, aqui na escola, onde foram tratados os últimos detalhes para uma boa recepção aos alunos e também alguns combinados para que todos possam desenvolver o melhor possível sua missão de "professores".  
     A partir de segunda-feira, dia 27, todos os alunos da Rede Municipal de Ensino estarão iniciando o ano letivo de 2014. 
     Deixamos aqui nossas saudações de boas-vindas a todos.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ENTREVISTA COM "CACILDA CASTRO"


     
CALENDÁRIO ESCOLAR/2014 DO ESTADO DE SÃO PAULO
  Olá, amigos e amigas deste blog.
Eu, professor Valdinei, desejo saudar a todos e quero retomar nossos momentos juntos neste blog, seja escrevendo, seja lendo.
    
    Antes, porém, desejo relembrar que este blog foi criado com o intuito de ser propícia ferramenta de comunicação e interação entre escola e alunos, pais, familiares e comunidade em geral, e também entre todos aqui com todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais de nosso trabalho, mesmo que apenas virtualmente.

     A escola não é feita só de alunos, nem só de professores e alunos. Ela precisa dos alunos e seus familiares, dos professores, dos funcionários, da direção, coordenação, dos colaboradores e amigos. Ela precisa da comunidade e do apoio de todos. Com essa reflexão fica claro que tudo o que puder proporcionar informação, possibilidade de interação entre todos, seja num simples artigo, numa notícia ou entrevista, em fotos ou relatos de acontecimentos e eventos, ou qualquer outra postagem relacionada à escola e a todos que a ela estiverem ligados, deve aqui ser compartilhado. O que devemos é “vestir a camisa da escola” ao divulgarmos fatos, acontecimentos, noticiar eventos, entrevistar pessoas e compartilhar temas relevantes à educação. 

     A mim – e tenho certeza de que a todos que acreditam neste trabalho - não importa quem está na direção, na coordenação, na gestão municipal, não importa se ocupam cargo efetivo ou de confiança, não importam  os nomes, a posição social...  mas importa que sejam partícipes do desejo de ver – aqui – algo positivo em benefício à escola. Enfim, importa sim que, se tratar de um tema relevante e importante para a escola e para todos que estão ligados a ela, deve ser divulgado, sem partidarismo, sem parcialidade e sem pretensões pessoais, afinal, políticos, assessores, diretores, coordenadores, professores, funcionários - e até alunos - passam, a cada ano se renovam, saem uns, entram outros, e a escola é que permanece, embora cada um passe a fazer parte de sua história. O que deve enriquecer, ano após ano, é o nome da escola e a qualidade de sua educação, não importa quem está envolvido, desde que estejam envolvidos. E todos, sem exceção, somos convidados, para não dizer convocados, a esse envolvimento.

     Com essa intenção, queremos sempre ser transparentes em nossas matérias, sem contanto deixar de abrir espaço a todos que estejam envolvidos com a escola, próximos ou distantes, direta ou indiretamente, seja por obrigação, por profissão, por necessidade, por colaboração,  por doação ou até mesmo por simples prazer e voluntariado.

     É fundamentado neste princípio que trabalhamos e continuaremos trabalhando em todas as nossas postagens.

     E agora, aproveitando o início do ano letivo de 2014, e dando continuidade a nosso quadro de entrevistas, conversamos com a então Assessora da Educação aqui do Município de Monte Aprazível, Cacilda Castro, quando ela falou sobre o calendário diferenciado (especial para este ano da copa do mundo no Brasil), sobre uniformes escolares, sobre novidades na grade curricular do ensino Fundamental I, sobre capacitação para professores, plano de carreira e outras melhorias possíveis para a Educação.

Acompanhem a seguir:


CALENDÁRIO ESCOLAR/2014  DO MUNICÍPIO DE MONTE APRAZÍVEL


BLOG: _ Cacilda, fale um pouco sobre o início das aulas neste dia 27 de janeiro. Pelo que percebemos, esse calendário originou-se na Rede Estadual da Educação. Pode-se dizer que o município está acompanhando o mesmo calendário?

Cacilda: _Sim, o nosso calendário procurou ser igual ao do Estado. Primeiro porque foram necessárias algumas mudanças devido a ser um ano diferenciado por ocasião da Copa do Mundo aqui no Brasil, mas o principal é devido a algumas parcerias que o município tem com o estado e a similaridade do calendário só vem a somar. Quando falo em parceria me refiro às parcerias no convênio de transporte, a merenda, o projeto “Ler e escrever”, São Paulo faz escola, entre outras. Por termos essas parcerias, um calendário diferente acarretaria um gasto maior para o município.

BLOG: _Você pode citar um exemplo de como esses gastos seriam maiores?

Cacilda: _Claro. O transporte, por exemplo. Nós teríamos que transportar os alunos do estado independente de ter aula ou não no município. Se forem períodos diferentes, seria um gasto a mais. A merenda é a mesma situação. Isso só para citar alguns exemplos, mas até para professores que lecionam tanto no estado quanto no município se torna interessante o calendário igual.

BLOG: _As aulas se iniciarão no dia 27, mas o planejamento será feito somente próximo ao carnaval. Isso não dificulta para os professores trabalharem com as classes?

Cacilda: _Não. Por quê? O melhor planejamento é aquele em que o professor já tomou conhecimento do aluno, já sentiu a personalidade da sala de aula (ou das salas, no caso do fundamental II).  Neste caso, o professor recepciona os alunos, tem um contato com eles em algumas semanas. Neste ano, excepcionalmente, por causa da copa, a distância entre o primeiro dia de aula e o planejamento terá aí algumas semanas, e sabemos tratar então de um calendário diferenciado, mas mesmo que não ocorresse isso, é interessante o professor conhecer antes a classe, os alunos e poder posicionar-se melhor no momento do planejamento. O professor terá a oportunidade de sentir a classe e ter um reconhecimento melhor dos alunos para planejar mais positivamente o ano letivo. Nós já havíamos pensado em preparar o planejamento depois do início das aulas, pois percebemos que o professor, após conhecer a classe, seus alunos, faz um planejamento mais direcionado ao que tem em mãos, e isso é importante. Por ocasião do calendário diferenciado devido à Copa do Mundo, isso ocorreu já normalmente. Para o professor I, ele terá um bom tempo com os alunos e fará um planejamento diferenciado também. Para o professor II, ele terá até um tempo hábil para reconhecer cada uma de suas classes, o que também será importante.

BLOG: _O calendário 2014 terá também uma semana de recesso em outubro. Isso é em virtude da Copa no Brasil também?

Cacilda: _Por ocasião da Copa, as aulas começaram um pouco antes que de costume. Uma semana talvez, mas o recesso de junho, apesar de serem 30 dias (somando o recesso aos 15 dias de férias dos professores), ficará de 12 de junho a 11 de julho, o que acarretará numa volta para o segundo semestre mais cedo do que o de costume. Esse recesso de mais uma semana em outubro, fará com que o segundo semestre não se torne tão longo, devido a ter reiniciado no dia 14 de julho. E isso não atrapalhará em nada o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios no calendário escolar.

BLOG: _Como será a acolhida dos alunos nos primeiros dias de aula?

Cacilda: _Os alunos novos, tanto dos 1ºs anos como dos 6ºs anos, serão recepcionados juntos com seus pais e responsáveis, passarão por um momento de integração, onde conhecerão a escola, serão levados a conhecer as dependências da escola, as salas de aula, tudo para se sentirem acolhidos. Os demais alunos, incluindo também os novos, terão uma 1ª semana com atividades mais lúdicas, para passarem de maneira agradável do período de férias para o período de aulas. Já tivemos aqui no Departamento, uma reunião com os diretores e coordenadores para programar isso.

BLOG: _Falando de planejamento, como já é de nosso conhecimento, fale sobre as aulas de inglês, agora também para o fundamental I, do 1º ao 5º ano. Isso vai acontecer já em 2014?

Cacilda: _Sim. Como sabemos, o prefeito Maurinho e o vice Toninho já tinham anunciado que iriam fazer essa melhoria na grade curricular do fundamental I. Em 2013 planejaram e já em 2014 estão implantando. Já foram convocados e efetivados os professores para isso, as aulas já foram atribuídas e já estão incluídas na grade curricular das escolas do Ensino Fundamental I. Serão 2 aulas por semana. A aula de inglês acontecendo desde o fundamental I, com certeza fará diferença, positivamente falando, para todas as crianças, pois a melhor época para começar a aprender um novo idioma é na idade em que estão. Arrisco até dizer que isso beneficiará até no aproveitamento de outras disciplinas, afinal, aprender inglês levará a criança a se desenvolver mais em todo seu raciocínio.

BLOG: _O que você pode falar sobre a questão dos uniformes escolares?

Cacilda: _Para os uniformes escolares já foi feita a licitação. Ganhou uma empresa de Guapiaçu, que já assinou o contrato no dia 17 deste mês. Pelo contrato, após assinar o mesmo a empresa tem 40 dias para entregar os uniformes. Já na primeira semana de aula essa empresa estará passando nas escolas para aferir as medidas dos alunos. Acredito que uma semana será o suficiente para estar com os números de todos os alunos, das escolas fundamentais I e II, das creches e dos distritos. Com as medidas em mãos a empresa já tem o modelo do uniforme e começará a confeccionar para entregar dentro do prazo. Acompanharemos cada passo desse processo para tudo poder ser respeitado. Cada aluno receberá 1 par de tênis, 2 bermudas, 2 camisetas e 2 pares de meia. Os uniformes serão também para as crianças da Educação Infantil. O prefeito Maurinho e o vice Toninho pretendem entregar juntos o kit do material escolar e os uniformes, o mais rápido possível, respeitando todos os trâmites legais. Depois, num segundo momento, serão licitados os agasalhos, para serem entregues antes da época do frio.

BLOG: _Cacilda, há algum assunto que não perguntei e que gostaria de incluir nesta entrevista?

Cacilda: _Sim. Gostaria de aproveitar o momento para destacar que neste ano estaremos com uma novidade que é o cursinho pré-vestibular gratuito. Esse projeto que o prefeito Maurinho e o vice Toninho, com o apoio da professora Adriana, e com toda equipe da educação, estaremos desenvolvendo para poder beneficiar alunos de baixa renda. O número de vagas é limitado, então para isso será preciso obedecer alguns pré-requisitos para preenchê-las. Os critérios que mais contarão serão a baixa-renda e a condição de que o aluno deve ser morador de Monte Aprazível e ter concluído seus estudos também aqui no município.  Esses critérios são para sermos o mais justo possível na seleção para preenchimento das 60 vagas que estarão disponibilizadas no início do projeto.  O cursinho será ministrado por professores com experiência em cursinho. O professor assinará um contrato com a prefeitura, sem vínculo, ou seja, não será um cargo efetivo, mas um contrato com período determinado, então será realmente acompanhado e cobrado para um bom aproveitamento de sua hora aula.  O cursinho será no colégio Dom Bosco, e a previsão para início é no começo de março. Serão utilizados materiais de qualidade, que também serão gratuitos.
Outra novidade, agora em relação às CEMEIs (creches), é que as matrículas para a Educação Infantil estão agora todas centralizadas aqui no Departamento, pois assim facilita o atendimento e a distribuição das crianças conforme as vagas disponíveis, não ocorrendo de sobrecarregar uma determinada creche por serem melhores distribuídas.

BLOG: _Você poderia deixar alguma mensagem para todos que estiverem acompanhando esta entrevista, especialmente às escolas e todo pessoal da educação?

Cacilda: _Quero deixar claro que estamos trabalhando com total dedicação para implantar melhorias na educação. A Educação do nosso município sempre foi boa, e o que já existia e que é bom, com certeza vamos manter. Mas queremos e podemos implantar melhorias, como já é o caso do inglês e do cursinho gratuito. Quero que todos saibam que nós, aqui da assessoria, estamos realmente bastante empenhados no trabalho da educação. Se é difícil agradar a todos, é possível ouvir a todos e atender o que for justo da melhor maneira possível. Queremos mesmo atender todas as reivindicações que estiverem ao nosso alcance e forem necessárias. Tudo que pudermos realizar, desde que seja para melhor, vamos estar empenhados para atender. Devemos sempre estar inovando, renovando, buscando melhorias, buscando cursos de capacitação, que aliás é uma das grandes reivindicações de muitos professores, e nós temos conhecimento e reconhecimento dessa necessidade. Os professores já vêm reivindicando capacitações desde nosso primeiro momento, e vamos procurar atender ao máximo possível, dentro de nossas possibilidades. Vamos estar empenhados também no plano de carreira, que é outra reivindicação e, mais que isso, um direito e uma necessidade na educação do município. Posso até dizer que o plano de carreira se tornou uma prioridade para nós. Monte Aprazível, aqui na região, é um dos únicos municípios que ainda não tem um plano de carreira implantado. Vamos estar estudando o plano de carreira que já foi proposto, vamos avaliar o que cabe e o que não cabe para desenvolvê-lo, vamos com empenho e seriedade, mas vamos fazer acontecer esse plano. Com o plano de carreira, o professor se sente mais motivado, pois é um plano para ele, o que diferencia ele das outras categorias do funcionalismo, que realmente é um direito deles e uma obrigação nossa. Posso dizer que o plano de carreiras é o que resguarda e valoriza o professor, tanto dentro do ensino fundamental quanto da educação infantil. Queremos regularizar e regulamentar esse caminho. No mais, quero deixar a todos, aqui, nossas boas-vindas, dizer que podem contar conosco, lembrar que estamos todos no mesmo barco e que caminhamos juntos. O que conseguirmos fazer de bom, não será só bom para nós, será bom para os alunos, para os familiares deles, para os professores, para o cidadão aprazivelense. Algumas coisas acontecerão mais rápidas, outras demorarão mais, pois precisam ser mais planejadas, mais estudadas, mas não serão esquecidas. E que no final de 2014 todos possamos estar satisfeitos com o que cada um realizou, nós na assessoria, e professores, diretores, coordenadores e funcionários, na escola.

Agradeço a todos. 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

ESCOLA FELICIANO, DE PERFIL PARA PÁGINA (FAN PAGE)

           

          Como já é de conhecimento de todos que são nossos amigos virtuais, no dia 26/01/2014, nosso perfil no facebook deixará de existir, pois a partir de 27/01/2014 teremos somente nossa página, que já está no ar. 

          Desde o dia que divulgamos aqui que o perfil no Facebook da escola Feliciano está com os dias contados, recebemos diversos e-mails, mensagens no face e até telefonemas, além de alguns que nos procuraram pessoalmente preocupados que algo estivesse ocorrido para acarretar isso. Esclarecemos que não existe nenhum motivo de força maior, tratando-se apenas de uma conscientização que esse será o melhor caminho para trabalhar com essa rede social. 

          Para esclarecer o real motivo, começamos dizendo que sabemos que, definitivamente, facebook ainda é febre no Brasil, e uma escola, uma empresa, até mesmo comunidades e grupos religiosos não podem ficar de fora para acompanhar esse meio de interação virtual entre todos, e que acaba levando informações reais quando se tem boa intenção. O que está ocorrendo é simplesmente que estaremos desativando o perfil da Escola Feliciano e criando uma página (ou fan Page) no lugar por entendermos que é o mais viável por se tratar de uma instituição educacional.

          Vamos explicar porque será melhor uma página (ou fan page) ao invés de um perfil:

Barreiras legais

          O Facebook deixa claro em seus termos de serviço (disponíveis no próprio perfil, que cada um pode ter um único perfil e que este deve ter caráter pessoal. Isso quer dizer que qualquer perfil que não seja pessoal pode estar ferindo os termos de serviço se for interpretado detalhada e minuciosamente, e pode ser removido a qualquer momento. 

            Com certeza não seria nada legal para uma empresa, uma escola, uma igreja, uma instituição ou similares, conquistar uma base de amigos e depois perder isso. Sabemos que isso dificilmente ocorrerá, mas existem mais motivos. 
Limite de conexões

          Os perfis possuem um limite máximo de 5000 amigos. Sabemos que 5000 não é um número baixo, mas também não é nada impossível alcançá-lo. Tomando como base a escola, em um ano de perfil, ultrapassamos 2.200 amigos, e como todo ano recebemos alunos novos, isso representará amigos novos (bem como seus pais e familiares podem também buscarem esse contato virtual), e rapidamente podemos esgotar esse número.
          As páginas de empresas (fan pages) não possuem nenhuma restrição no número de fãs. Podem ver que existem páginas com mais de milhões de “curtir”.
Uso de mensagens

          Utilizando um perfil pessoal, você pode enviar uma mensagem para 20 amigos no máximo. Dessa forma, seria um processo bem trabalhoso separar lotes e enviar uma mensagem para toda a sua base de contatos.
        Já com uma fan page, não existe esse limite. Você pode enviar uma mensagem para todos os fãs de uma só vez, e isso pode ser interessante no caso de divulgarmos notícias e até mesmo enviarmos comunicados a todos que tiverem curtido nossa página.
Análise de dados

          Uma página de fãs oferece a opção de relatório, que apresenta dados demográficos (idade e sexo dos fãs) e a repercussão da página (quantas pessoas visitaram, quais os posts mais comentados, quantas fotos e vídeos foram vistos, quantas pessoas estão falando sobre a postagem).
         Todas essas informações são inacessíveis para quem tem apenas um perfil e tornam-se essenciais para quem tem uma página e quer saber o que é melhor postar.
Não é possível enviar solicitação de amizade (isso é negativo?)

          Uma das reclamações que já ouvi de quem optou pelo perfil ao invés da página é que com o perfil é possível solicitar a amizade, enquanto com a página não é possível fazer nada a não ser esperar que o usuário clique em “curtir”. Se o usuário não clicar em “curtir”, não podemos nem enviar solicitação de amizade para estimulá-lo. Mas aqui não existe inconveniente, afinal, quem tem interesse pelos acontecimentos da escola, certamente irá “curtir”, e quem não se interessar em curtir, provavelmente também não aceitaria o contato como “amigo”.
         Finalizando, colocados todos os outros benefícios de uma fan page, acaba não valendo a pena manter o perfil para uma instituição educacional, além de que fica mais fácil administrar as postagens e pode ter mais de um administrador, cada um acessando de seu face pessoal, como exemplo, a direção, a coordenação, alguns professores, sem ser necessário utilizarem uma senha e login em comum.
        Já fomos informados que o Facebook possui uma ferramenta que converte perfis em páginas, mas não nos atentamos para isso porque queremos recomeçar com cautela, passo a passo, tendo controle sobre cada foto e artigo postado, curtido, comentado e compartilhado na nova página. As fotos de nosso perfil não ficarão perdidas, pois praticamente todas se encontram nas postagens em forma de notícia de nosso blog e todas estão salvas na escola para serem reutilizadas sempre que preciso for.
           Sejam todos bem-vindos a esta nova fan Page. Para curtir, basta clicar aqui na: página da escola no facebook

EDITORIAL

          Saudações, amigos e amigas deste blog, desta escola. Sou o professor Valdinei Fernandes, um dos professores de informática aqui na Emeb Feliciano Sales Cunha. Sou eu quem criou e que administro este blog, porém é importante que fique bem claro que "este blog é de todos aqui da escola. É de todos os professores, alunos, direção, coordenação, amigos, equipe de apoio, enfim, todos que acreditam no trabalho realizado por esta escola, querem somar-se a ele e, além disso, acreditam na EDUCAÇÃO. Qualquer um que desejar tem direito de enviar notícias, eventos, fotos, artigos, projetos e se tornar parceiro e colaborador do blog. Mesmo que distantes, fisicamente falando, virtualmente estamos todos conectados, sejamos redatores, editores ou apenas leitores. É muito bom estarmos juntos nesta ferramenta multidisciplinar, então, participe conosco, utilize em suas aulas, interaja, comente, partilhe, compartilhe, curta, envie sugestões ... Unidos vamos longe.
          Também, antes de prestigiarem outros artigos de nosso editorial, gostaria de esclarecer que "editoriais" são textos de um jornal, de um meio de comunicação, seja ele falado, escrito, transmitido virtualmente pela internet, via rádio ou TV, onde seu conteúdo expresse a opinião da empresa, da instituição, da direção ou da equipe de redação, "sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade"
          Toda notícia deve ser imparcial, porém, o "editorial" é o espaço para o jornalista, o redator, o editor e escritor expressar sua "opinião própria". E essa "opinião própria" pode ser "parcial" no "editorial", justamente por trazer a assinatura do jornal, do site, do jornalista, do editor, do redator. Geralmente, grandes jornais reservam um espaço predeterminado para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas. Os boxes (quadros) dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipografia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo. Editoriais maiores e mais analíticos são chamados de artigos de fundo.
          Na chamada "grande imprensa", os editoriais são apócrifos — isto é, nunca são assinados por ninguém em particular, pois representam o que podemos chamar de "opinião do jornal".
          Aqui, no blog da escola, no editorial você encontrará a opinião de quem escreve, por isso a maioria dos artigos virá assinada por quem escreveu, atenciosamente para não envolver em uma opinião própria os colegas que não concordem com a mesma. 

          Porém, nossa opinião não será expressada exclusivamente nos editoriais, mas também na forma como organizamos os assuntos publicados aqui no blog, pela qualidade e quantidade que atribuirmos a cada fato divulgado, cada foto postada, cada história contada e cada evento compartilhado, mas o editorial será sempre mais direto em sua expressividade. 
      Obrigado a todos, até aqui, e não deixem de prestigiar todos nossos editoriais diretamente no link EDITORIAL.
Valdinei Fernandes