domingo, 30 de junho de 2013

DATAS COMEMORATIVAS PARA O MÊS DE AGOSTO

Datas comemorativas do mês de Agosto de 2013:

Imprimir
01 – Dia Nacional do Selo
01 – Dia Mundial da Amamentação
01 – Dia do Cerealista
03 – Dia do Tintureiro
03 – Dia do Capoeirista
04 – Dia da Morte de Anita Garibaldi
04 – Dia do Padre 
04 – Dia de São João Maria Vianney

05 – Dia Nacional da Saúde
06 – Falecimento de Jorge Amado
06 – Transfiguração  do Senhor
09 – Dia Internacional dos Povos Indígenas
11 – Dia da Televisão
11 – Dia do Advogado
11 – Dia do Estudante
11 – Dia do Garçom
11 – Dia  Internacional da Logosofia
11 – Dia dos Advogados
11 – Dia da Consciência Nacional
11 – Dia dos Pais
12 – Dia Nacional da Artes
12 – Dia Internacional da Juventude
12 – Dia Nacional de Luta Contra a Violência no Campo e por Reforma Agrária
12 – Dia do Cortador de Cana
13 – Dia  do Economista
13 – Dia dos Encarcerados
13 – Dia Mundial do Canhoto
14 – Dia do Cardiologista
14 – Dia do Protesto
14 – Dia da Unidade Humana
14 – Dia do Combate a Poluição
15 – Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdias 
15 – Dia do Coroinha
15 – Dia da Informática
15 – Dia dos Solteiros
16 – Dia do Filósofo
16 – Dia do Aniversário de Teresina
17 – Dia do Patrimônio Histórico
18 – Dia das Vocações Religiosas
19 – Dia do Artista de Teatro
19 – Dia Mundial da Fotografia e do Fotógrafo
19 – Dia Nacional do Historiador
19 – Dia do Ator
20 – Dia do Vizinho
21 – Dia da Habitação
22 – Dia do Folclore
22 – Dia  do Supervisor Escolar
24 – Dia  da Infância
24 – Dia dos Artistas
25 – Dia  do Feirante
25 – Dia do Soldado
25 – Dia Nacional do Catequista
26 – Dia Internacional da Igualdade Feminina
27 – Dia do Corretor de Imóveis
27 – Dia do Psicólogo
27 – Dia do Peão de Boiadeiro
28 – Dia da Avicultura
28 – Dia dos Bancários
28 – Dia Nacional do Voluntariado
29 – Dia Nacional do Combate do Fumo
31 - 
 Dia da Nutricionista

segunda-feira, 24 de junho de 2013

ENTREVISTA COM "OSWALDINHO DE JESUS"

Professor Valdinei (entrevistador) com OSWALDINHO DE JESUS (entrevistado)


Apresentando, mais uma entrevista para este quadro do Blog da Escola Feliciano Sales Cunha. 






Iniciando a campanha por ocasião do “Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas” ou “Dia Nacional de Combate às Drogas”, conforme explicado em: http://nossaescolafelicianosalescunha.blogspot.com.br/2013/06/combate-as-drogas-dia-internacional-ou.html, a EMEB FELICIANO SALES CUNHA recebeu, no Centro Cultural, a palestra do Sr. Oswaldinho de Jesus, já no dia 19. 
Na oportunidade, ele ministrou duas palestras, sendo uma no período da manhã e outra no período da tarde, destinada aos adolescentes das 7ªs e 8ªs séries.
OSWALDINHO DE JESUS é um determinado e fiel combatente das drogas, responsável por um centro de recuperação de dependentes químicos, e  suas palestras marcantes, emocionantes e envolventes contagiam a todos, principalmente jovens e adolescentes, que o ouvem em suas histórias verídicas e testemunho próprio, por ser alguém que chegou ao "fundo do poço" e, milagrosamente, deu a volta por cima, venceu o mal das drogas e hoje luta com todas as forças para evitar que outros cometam o mesmo erro que ele cometeu há 40 anos. 
Presenciar sua palestra é se emocionar e compreender perfeitamente o mal que são as drogas.
 Dando continuidade a este trabalho, acompanhem abaixo a entrevista que ele nos concedeu com muita atenção, convicção e determinação. Vale a pena conferir! 

Valdinei Fernandes



NOME COMPLETO:  OSWALDO DE JESUS (mas ele mesmo assume que nem atende mais por Oswaldo, pois todos o chamam somente de Oswaldinho, mais precisamente de Oswaldinho de Jesus)
NASCIMENTO: 27/07/1949
CIDADE NATAL: ESTRELA D’OESTE (mudou-se ainda pequeno para Monte Aprazível e viveu aqui até os 14 anos)

CIDADE RESIDÊNCIA: SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
ESCOLARIDADE: Ensino Médio incompleto
OCUPAÇÃO: Instrutor de formação profissional

Blog: _Geralmente, nas entrevistas, fazemos perguntas dos mais variados temas. Nesta, cujo foco principal é o combate às drogas, com um trabalho insistente e perseverante de prevenção, sua história pessoal de vida é um grande exemplo. Conte um pouco para os amigos deste blog:

OSWALDINHO DE JESUS: Conheci as drogas quando mudamos para São José do Rio Preto, aproximadamente em 1963. Na época eu tinha 14 anos. Vivi aprisionado nesse mal até o final de 1973, começo de 74. Lembro-me a data exata em que fui para uma casa de recuperação:  16 de janeiro de 1974. Então quer dizer que no início de 74 ainda usei drogas. Dessa data em diante, nunca mais utilizei nenhuma espécie de drogas.

Esses praticamente 10 anos que estive nas drogas vivi todas as experiências negativas que a droga nos traz, e que, na maioria das vezes, nos levam à morte, afetam nossa família, nossos amigos, nosso estudo, nosso trabalho, nossa saúde, nossa vida, enfim, acabam com nossa convivência em qualquer campo de nossa vida e, dificilmente escapamos vivos de uma experiência dessas. 

Eu perdi tudo o que tinha nessa época, maltratei minha família, humilhei meus pais, principalmente minha mãe, meus irmãos, abandonei estudos, acabei com minha saúde e nem é possível contar essas experiências numa entrevista, numa reportagem, por isso tenho um livro, chamado “DROGAS, EU SOBREVIVI”, onde conto todas as minhas experiências, para que sirvam de exemplo para que todos aqueles que lerem, principalmente jovens e adolescentes, entendam a maldição que são as drogas e se afastem dela definitivamente. 
Eu escapei por uma verdadeira obra de Jesus, um verdadeiro milagre, mas não é isso que acontece com a maioria das pessoas que se envolvem com esse mal. Por isso tenho essa obrigação de palestrar, testemunhar, ajudar todos os que eu puder enquanto eu viver.

Blog: _Eu acompanhei sua palestra, e realmente sou testemunha que é um relato de vida emocionante. Presenciei até alunos chorando enquanto você contava suas histórias verídicas, e com certeza isso é positivo para alertá-los quanto aos perigos das drogas. Quem quiser acompanhar um pouco desse testemunho, como podem ter acesso a seu livro?

OSWALDINHO DE JESUS: Meu livro pode ser conseguido diretamente comigo, ligando para (17) 9157-6173.


Blog: _Como você mesmo diz, as drogas, na grande maioria dos casos, é um caminho sem volta. E pior, um caminho pro fundo do poço, para a morte do usuário de muitas pessoas próximas a ele. Então, como é raro vermos grandes vitórias, fale um pouco: como você venceu? Como foi o primeiro momento que levou você a sair dessa?


OSWALDINHO DE JESUS: Eu tive uma experiência que, embora não tenha como religião, foi uma experiência com Deus. Eu tive um problema muito sério de saúde, além de todos outros que as drogas nos causam, que foi uma cirrose hepática, pois as drogas tinham acabado comigo por dentro. Estava internado no hospital com um agravante muito sério e os médicos, naquela noite, me deram somente 3 dias de vida, o tempo que a doença faria o que tinha de fazer e me levaria. Eu sentia muitas dores, dores terríveis, que me levavam a pensar mesmo que a morte seria um alívio. Mas ninguém quer morrer. Quando a gente fala que quer morrer, a gente quer é se livrar dos problemas e não da vida. Nessa época eu já tinha hemorragia interna, morrendo mesmo. No terceiro dia, gritei por Jesus, clamei por Deus, gritei, chamei mesmo. Foi quando um anjo do Senhor entrou no meu quarto, tocou em mim, me aliviou. É difícil explicar, é muito místico, muito pessoal, mas é o que aconteceu. Daquele dia em diante minha vida mudou. Quando voltei a fazer novos exames o médico simplesmente me deu alta, eu não tinha mais nada. Mas o médico disse: “QUERO SABER O QUE ACONTECEU!”. E me seguraram mais trinta e poucos dias internado. Sem drogas, no isolamento da Santa Casa, a recuperação foi acontecendo por dentro e por fora, no corpo e na alma. Nesse acontecimento, fazia 7 anos que eu estava fora de casa, tinha sido expulso de casa quando descobriram que eu usava e vendia drogas. Contei toda minha história ao médico e ele procurou minha família, pediu a meu pai uma nova oportunidade para mim, contou o ocorrido, e meu pai me aceitou de volta. E realmente eu nunca mais me aproximei das drogas. Porém, os traficantes continuaram a me procurar, então eu fui levado para a única casa de recuperação que se conhecia na época, que ficava em Goiânia, chamada Casa de recuperação Movimento Jovens Livres. Lá fiquei um ano, trabalhei, me desintoxiquei, me recuperei mesmo, e voltei para casa.


Blog: _Voltando para casa em São José do Rio Preto, o que fez para se ocupar?

OSWALDINHO DE JESUS: Comecei a trabalhar na recuperação de outros jovens dependentes. Foi praticamente uma promessa, um compromisso que fiz de trabalhar na prevenção contra as drogas por todos os dias de minha vida, até mesmo como uma recuperação de todos os males que eu mesmo causei a outros por causa de meu envolvimento com drogas. Criei a Betel, casa de recuperação Raquel, e intensifiquei nas palestras, nos testemunhos, escrevi meu livro, casei-me, tive filhos e hoje estou nessa caminhada como vocês puderam compartilhar.

Blog: _Você se casou logo que voltou de Goiânia?


OSWALDINHO DE JESUS: Não. Foi depois de 7 anos. Lembro-me que o pai dela não queria seu envolvimento comigo pois não acreditava em minha recuperação. Mas, graças a Deus, minha recuperação foi total mesmo.


Blog: _Nesta palestra, todos percebemos, por seu testemunho, que terrível é o que as drogas causam no ser humano. O que de mais terrível você julga que a droga o levou a fazer?

OSWALDINHO DE JESUS: Com certeza foi o mal para minha mãe. Cheguei a agredi-la com minhas atitudes, com minhas palavras e, pior, fisicamente. Por várias ocasiões as drogas falaram mais alto em meu coração do que a voz de minha mãe, mas o amor dela nunca me condenou. Ela chegou a ser agredida violentamente quando foi me procurar nas bocas de droga, eu presenciei e não intervi. Graças a Deus ela pode viver para presenciar minha recuperação e vitória contra as drogas. 
Se isso não tivesse acontecido teria sido insuportável para mim. Só Jesus que pode me proporcionar essa recuperação e esse perdão. Mais importante do que o perdão dos outros é eu próprio me perdoar, porque senão não recupero minha auto estima e não consigo vencer.

Blog: _Agradeço muito suas palavras sobre um assunto tão sério, delicado e necessário para todas as famílias, jovens e adolescentes. Então, para finalizar, deixe um recado especial para todos que nos acompanham neste blog:

OSWALDINHO DE JESUS: Você, talvez, que está lendo agora estas palavras, você que já acompanhou minhas palestras, leu meu livro, conhece um pouco de minha história, talvez se lembre de que eu já fiz palestras nos encontros de jovens aqui nas igrejas, na sede, e quero que saiba que eu continuo fazendo este trabalho, continuo ajudando a resgatar vidas do mundo das drogas, e fico cada dia mais feliz em poder ajudar.
 Como é bom poder ser útil à vida. 
Meu recado principal que deixo é simples: “DIGA NÃO ÀS DROGAS”.
 Tudo aquilo que passe perto, que envolve drogas, diga não. Não experimente, não use, não ofereça, não procure, não tenha curiosidade, não desenhe em seus cadernos de escola, não se sinta esperto por dizer que é a favor da legalização da maconha.
 Sabiam que o tipo de pessoas que os traficantes mais têm facilidade de envolver nas drogas são aqueles que mais se acham “espertos” em suas rodinhas de amigos? 
Você não precisa disso. Esperto de verdade é aquele que diz um NÃO bem grande para as drogas.
 Você precisa de seus pais, seus irmãos, seus amigos, seus estudos, seu trabalho e de seu Deus. Você precisa ser um vitorioso e as drogas só levam a perder. 
Abraço a todos. 













sexta-feira, 21 de junho de 2013

COMBATE ÀS DROGAS (dia INTERNACIONAL ou NACIONAL?)


                                      
sABEMOS QUE O DIA 26 DE JUNHO FOI ESCOLHIDO PARA EMPENHARMOS NO COMBATE ÀS DROGAS. UMA PERGUNTA QUE RECEBI DE UMA PROFESSORA NO E-MAIL DESTE BLOG, RESPONDO NESTA POSTAGEM. 
pergunta:
"O DIA 26 DE JUNHO É DIA INTERNACIONAL OU NACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS?'

RESPOSTA

26 de junho  - DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA O USO E O TRÁFICO DE DROGAS E DIA NACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS

http://www.paulinas.org.br/diafeliz/thumb.php?&image=/pub/dia_feliz/img_datas/CombateDrogas.gif&x=164&y=177
Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas
e
Dia Nacional de Combate às Drogas

A ONU designou o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas. O Brasil adotou-o com o Dia Nacional de Combate às Drogas, cujas comemorações nas escolas e entidades se estendem por mais de uma semana, tal a importância que o tema suscita em toda a sociedade.

Atualmente, obter informação sobre drogas é muito fácil, pois o acesso aos meios de comunicação (televisão, revistas, internet etc.) é viável para todos, independentemente do nível econômico da pessoa. Se, por um lado, essa facilidade de informação pode ser esclarecedora quando as drogas são abordadas com seriedade, por outro lado, pode ser uma porta aberta para o consumo delas, uma vez que há muitas propagandas a favor do vício, direta ou indiretamente, sobretudo nas novelas. Muitas vezes, os próprios pais incentivam seus filhos ao consumo de drogas, por meio de exemplos pessoais ou mesmo por brincadeira.

Pais e educadores precisam estar bem informados sobre os perigos e as conseqüências das drogas e conservar com os filhos de maneira franca, pois o diálogo é o melhor caminho.

A dependência química é uma doença crônica e reincidente, caracterizada pelo consumo compulsivo de drogas. Por isso, é indispensável a ajuda de um profissional competente. Por mais que as drogas sejam atraentes e prazerosas no início, a realidade do vício é bem diferente. O viciado passa por uma experiência terrível de angústia, insegurança e medo. A família sofre tanto quanto ele. Muitas delas são destruídas durante esse processo. O vício pode ser tratado, mas o sucesso desse tratamento depende de uma variedade de fatores.

A campanha do tráfico de drogas acaba sendo mais eficaz do que todas aquelas efetuadas contra as drogas. Por isso, não se deve ter a ilusão de que as drogas serão combatidas facilmente. É preciso arregaçar as mangas, abraças os filhos, aproximá-los da família. É preciso implantar medidas repressivas, sim, mas  sobretudo, preventivas, que são as mais eficazes. É preciso acreditar na recuperação dos jovens e adolescentes e investir nisso.  É preciso o envolvimento da família, dos professores em salas de aula, das igrejas, das autoridades, da comunidade, para que os jovens sejam reeducados e reintegrados ao convívio social, livres do vício e da violência. Faça sua parte. Comece dizendo sempre "NÃO" às drogas.

domingo, 16 de junho de 2013

ENTREVISTA COM "MOACYR FRANCO"


Aproveitando o clima do Juninão, ainda presente em todos que participaram, acompanharam ou apenas curtiram por fotos, posto aqui nas entrevistas deste blog, a mais rápida e recente entrevista, que foi feita com um dos artistas que se apresentaram neste evento. Trata-se de MOACYR FRANCO. Foi uma entrevista “vapt-vupt”, feita na porta do camarim logo após o seu show. 


Foram poucas perguntas feitas no momento, com as respostas gravadas num celular e transcritas todas nesta postagem. Em nenhum momento o artista deixou de brincar, interrompia cada vez que chegava alguém para fotografar e prontamente aceitava, agradeceu e disse até que vai ler no blog para ver se eu “escrevi tudo certinho”.
Moacyr Franco, autor de músicas como: “Eu nunca mais vou te esquecer”, “Ainda ontem chorei de saudade”, “Felicidade começa com Fé”, “Cartas na mesa”, entre tantas outras, também participa de um quadro da Praça é Nossa, onde representa o “Jeca Gay”, já apresentou programas de Tv, e faz sucesso desde os anos 60.Fez muito sucesso com a música “Balada número sete”, quando homenageou o jogador “Garrincha”. É político, filiado a um partido e já se candidatou a cargos públicos, mas nenhuma das perguntas mencionei este quesito, afinal, era dia de show. Acompanhem a seguir.
 Vale a pena ler:
Valdinei Fernandes


 NOME COMPLETO:  Moacir de Oliveira Franco (nome artístico:
MOACYR FRANCO)
NASCIMENTO: 05/10/1936
CIDADE NATAL: ITUIUTABA – MG (distante quase 700 km de Belo Horizonte)
CIDADE RESIDÊNCIA: MEU LUGAR É O BRASIL (mas tem estado muito em São Paulo, Cotia, Recife)
ATIVIDADES : Cantor, ator humorista, apresentador.



Blog: _Moacyr, quero começar destacando, nesta entrevista, sua vitalidade durante o show. Nem você escondeu sua idade ao dizer que tem 48 anos (bem vividos) e mais uns 30 (maus vividos). Você se cuida bastante para aguentar essa parada?


Moacyr: Com certeza. Todos temos de nos cuidar, mas nem todos conseguem. Não faço nada de muito especial. Só algumas plásticas. (risos). Nada de radical. Cuido bem de minha alimentação e isso já é uma grande virtude. Tomo sempre vitamina C. Não fumo. Não fico bêbado. Isso também reflete em minha saúde. E tenho muito bom humor. Esse é o melhor remédio para esta jovialidade.

Blog: _Você já conhecia Monte Aprazível? O que achou da cidade, do povo, da festa?

Moacyr: Já conhecia sim. Já me apresentei aqui. Não me lembro exatamente quando, mas esta não foi a primeira vez, não. Não conheci a cidade toda, mas desde o hotel onde fiquei até a acolhida aqui na festa, desde o padre até o prefeito, (risos) todos foram muito acolhedores.

Blog: _No show você disse que já se casou 5 vezes. Atualmente, está casado?


Moacyr: Casei bastante porque gosto de casar. Na realidade nem sei se estou casado. (risos). Mas o importante é estar sempre bem acompanhado, e isso eu sempre procuro estar. E ultimamente tenho conseguido.

Blog: _Em 5 casamentos deve ter muitos filhos. Se lembra de todos? (risos)

Moacyr: Com certeza. Tenho o Júnior, de 54 anos, o Paulo Augusto (famoso Guto) de 53, a Maria Cecília, de 37, o João Vitor de 18 e os gêmeos Domênico e Ana Helena, com 10 anos cada. Esses são os que eu sei que tenho. (risos) 

Blog: _No show de hoje, você foi muito simpático, romântico com as mulheres, andou pelo meio do público, acho que conquistou a todos. Você é sempre assim ou só está fazendo tipo?

Moacyr: Com certeza estou fazendo tipo. (risos). Tipo o que eu sou de verdade. Uma de minhas maiores virtudes é a alegria. É claro que temos altos e baixos, mas eu sou assim.

Blog: _Você acha que todo mundo gosta de você?

Moacyr: Não. Claro que não. Veja hoje, fui passando no meio do público, sorrindo, tirando fotos, as mulheres me agarrando, passando a mão na minha bun..... (risos). Imagine se eu não estou bem num dia desses. Não dá pra ficar explicando pra todo mundo o que estou sentindo. Então fecho a cara e vou passando até chegar no camarim. Com certeza nesse dia algumas pessoas vão sair pensando que sou chato.


Blog: _Moacyr, sei que você está cansado e pelo que conversei com seus músicos enquanto você não chegava, vocês ainda tem um show amanhã no Paraná. Então, para concluir esta entrevista, deixe uma mensagem para todos que lerem no blog:


Moacyr: A mensagem é simples: comprem meus CDs e DVDs. (risos).  Mas também, sorriam sempre, levem a vida sempre com essa alegria e não tenham vergonha de serem românticos nem medo de serem felizes.  Abraços Monte Aprazível e até qualquer dia.  (clique sobre a foto para ver ampliada)








terça-feira, 11 de junho de 2013

PROJETO "HORTA SUSTENTÁVEL" (INTERAGINDO COM O MEIO AMBIENTE)





A professora Katiany Costa, em parceria com as professoras Maria Helena Magro e Camila Vidotto, desenvolveram em 2012 um projeto dinâmico em respeito ao meio ambiente. Devido à necessidade de adquirir materiais e se organizar para desenvolvê-lo detalhadamente, conscientizando alunos e comunidade da importância do mesmo, começou a ser implantado na escola agora em 2013. Trata-se de um projeto muito oportuno por ocasião da consciência necessária em todos a respeito da preservação do meio ambiente e de um melhor aproveitamento do que ele nos oferece.  Com esta justificativa, e com grande empenho de todos, começaram a trabalhar o projeto de "Horta Sustentável",  um projeto com foco principal na interação entre todos com as fontes e recursos diversos do meio em que vivemos. Conforme reflexão sobre o referido projeto, sua realização direciona os envolvidos a uma aprendizagem diária, gerando uma observação e exigindo uma reflexão cotidiana por parte dos educadores e educandos envolvidos.
O projeto Horta Escolar visa também proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas que incentivem trabalho em equipe, explorando a multiplicidade das formas de aprender. A seguir, a apresentação deste projeto












Projeto: "Horta sustentável" 
(interagindo com o Meio Ambiente)
EMEB FELICIANO SALES CUNHA

Professoras Coordenadoras: Katiany Costa, Maria Helena Magro e Camila Vidotto.


Objetivos 

- Geral: Implantar práticas sustentáveis na escola através de:

1) redução da utilização de recursos naturais (água, energia);
2) redução do consumo de materiais recicláveis (descartáveis);
3) construção e manutenção de hortas ecológicas reutilizando materiais recicláveis ou não.


- Para a direção, a coordenação pedagógica, os professores e os funcionários: Identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e sua importância no processo educativo.


- Para os alunos: Educação Ambiental, desenvolvimento de práticas diárias de sustentabilidade, desenvolvimento da importância da preservação e conservação de recursos naturais.


- Para a comunidade do entorno:  Promover o conhecimento de práticas sustentáveis, incentivar e ampliar o interesse por projetos ambientais e se integrar em sua organização e implantação e certificar de que nossa escola se preocupa com a relação educativa entre o Homem x Natureza.


Conteúdos de Gestão Escolar

- Administrativo : Levantamento da demanda dos recursos naturais que entram na escola (água, energia, materiais e alimentos), dos resíduos, da situação estrutural do edifício (instalações elétricas e hidráulicas) e local apropriado para construção das hortas.

- Comunidade:  Envolvimento na questão ambiental, com construção de novas práticas e valores e reutilização de materiais recicláveis para fins de consumo próprio.

- Aprendizagem:  Desenvolver  habilidades que contemplem a preocupação ambiental nos âmbitos da redução de energia, água e geração de resíduos e sua importância dessas para com o meio ambiente.


Período: estimado em 1 ano.

Material necessário

Contas de luz e água, planilha com os dados de consumo de materiais descartáveis (papel e copos), cartazes de papel reciclado para a confecção de avisos sobre desperdício, canecas de acrílico, garrafas Pet, pneus usados, mudas de plantas medicinais, ervas, temperos e verduras e legumes em geral ( a escolher pelos professores representantes e comunidade escolar), terra e adubo orgânico.


Desenvolvimento 

1ª etapa:  Planejamento em equipe:
Reunir professores e funcionários para expor as ideias sustentáveis propostas, sua importância para a educação e ao meio ambiente e esclarecer possíveis duvidas que venham surgir. Explicar quais serão as mudanças ocorridas do dia a dia da comunidade escolar (mudança de hábitos) e receber críticas e sugestões de todos.

2ª etapa: Trabalhar as ideias em sala de aula:
Expor as ideias propostas aos alunos, os objetivos do projeto e sua importância.



3ª etapaImplantação:
Começar os trabalhos propostos com a ajuda dos alunos, professores e funcionários. 

4ª etapa: Avaliação dos resultados:
Avaliar os resultados obtidos, verificando a eficácia dos métodos escolhidos e, caso necessário, propor novos métodos para melhorar os resultados.

5ª etapa: Divulgação dos resultados:
Resume-se em divulgar os resultados obtidos, esclarecendo se os objetivos foram alcançados, aos alunos, comunidade escolar e comunidade em geral através de folhetins, jornais e/ ou reuniões ( a decidir).