sexta-feira, 31 de maio de 2013

DATAS COMEMORATIVAS PARA O MÊS DE JUNHO





Data

COMEMORAÇÃO

01


Dia do Hospital
Dia da Imprensa Brasileira

02


Dia Internacional do Pólen

03


Dia da Comunidade Social
Dia Internacional do Administrador de Pessoal

04


Dia Internacional das Crianças Vítimas de Violência

05


Dia Universal da Ecologia
Dia Internacional do Meio Ambiente

06


Dia do Colégio Militar do Rio de Janeiro (1889)

07


Dia da Liberdade de Imprensa

08


Dia do Citricultor

09


Dia do Tenista
Dia do Porteiro
Dia Nacional de Anchieta

10


Dia da Raça
Dia da Artilharia

11


Dia da Marinha Brasileira
Dia do Educador Sanitário

12


Dia dos Namorados
Dia do Correio Aéreo Nacional

13


Dia do Turismo
Dia de Santo Antônio

14


Dia do Solista

15


Dia do Paleontólogo

16


Dia da Unidade Nacional

17


Dia da Veterinária
Dia do Funcionário Público Aposentado
Dia Mundial da Luta Contra a Desertificação

18


Dia do Químico
Dia do Imigrante Japonês

19


Dia Nacional do Cinema
Dia do Profissional de Marketing

20


Dia do Revendedor
Dia do Início do Inverno

21


Dia da Mídia
Dia do Intelectual

22


Dia do Orquidófilo
Dia do Aeroviário do Migrante

23


Dia Olímpico
Dia do Migrante
Dia Internacional das Aldeias SOS

24


Dia do Mel
Dia do Gráfico
Dia do Caboclo
Dia de São João
Dia do Observador Aéreo
Dia Internacional do Leite

25


Dia do Imigrante

26


Dia do Metrologista
Dia Mundial de Combate às Drogas

27


Dia Nacional do Vôlei
Dia do Artista Lírico
Dia Nacional do Progresso

28


Dia da Renovação Espiritual

29


Dia do Papa
Dia do Pescador
Dia da Telefonista
Dia de São Pedro e São Paulo 
30


Dia do Papa
Dia do Economiário
Dia do Caminhoneiro
 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ORAÇÃO POR MINHA ESCOLA


Senhor, humilde mas confiantemente, Te entrego aqui, minha oração. Oração pela minha escola.   Sei que esta escola, que aprendi amar, tem muitos defeitos, afinal, ela é composta de seres humanos, e nós somos falíveis. E também o espaço físico, o material que a compõe, enfim, tudo é passível de falhas, como tudo nesta vida.

Peço, Senhor, por esses problemas, que eles possam ser solucionados. Sei que quando alguns forem solucionados, surgirão outros; sei que a cada novo dia surgirá uma nova preocupação. Sei que a vida é assim.
Senhor, neste sagrado espaço onde tenho a oportunidade de aprender ou ensinar, partilhar, enfim, convivem muitas pessoas: alunos, professores, funcionários, diretores, coordenadores, amigos, pais e responsáveis; e todas pessoas com muitas diferenças. Então peço que abençoe a cada um de nós.
Os estudantes vêm de famílias diversas e carregam com eles sonhos e traumas próprios. Alguns são mais fechados. Outros gostam de aparecer. Todos são carentes. Carecem de atenção, de cuidado, de ternura.
Os professores são também diferentes. Há alguns bem jovens. Uns não tão jovens. Outros mais velhos. Alguns bem experientes e dinâmicos. Outros também experientes, mas com seu jeito mais sereno de agir. Outros nem tão experientes, mas cheios de vontade. Outros com bastante preocupação, mas muito empenho. Enfim, Senhor, cada um à sua maneira, falam a mesma coisa, falam coisas diferentes. Olham o mundo cada um à sua maneira. Alguns sabem o poder que têm. Uns dominam a classe, outros têm dificuldades de serem líderes. Uns somente passam, outros são referenciais, mas todos se propõem a estar aqui.
Mas todos são importantes, Senhor, sabemos disso. Precisamos de todos. Quanta falta fazem quando faltam. Peço por todos eles, Senhor.
Peço também pelos funcionários. Pessoas tão queridas, que ouvem nossas lamentações, limpam o espaço onde convivemos grande parte de nossos dias, preparam alimentos que nos sustentam, nos prestigiam com um tão saboroso e esperado cafezinho, recolhem o lixo que fazemos, apagam as luzes que acendemos, enfim, cuidam mesmo de nós.
Pedimos pela direção, coordenação, pela secretaria da escola, que fazem a escola andar, acontecer. São eles que organizam toda vida funcional. São o pulmão desta escola.
Peço por todos nós, Senhor. Nós que estamos juntos todos os dias. Há dias mais quentes e outros mais frios. Há dias mais tranquilos e outros mais tumultuados. Há dias mais felizes e outros mais dolorosos. Dias fáceis, dias difíceis, dias muito difíceis. Mas estamos juntos. Todos no mesmo barco, na mesma escola. Precisamos, queremos paz.
Peço que esta escola saiba ser sempre acolhedora. Que eu saiba frequentá-la como se fosse uma grande mãe que quer me abraçar e me liberar somente no dia em que estiver preparado para voar. É isso.
Que esta escola possa ensinar a seus alunos muita coisa boa, ensinar português, matemática, história, geografia, valores, idiomas, arte, ciências, enfim, vocação.
Que os alunos possam entender que nasceram para voar e que o céu é grande para todos, não precisamos atropelar ninguém.
Que todos saibamos que não precisamos de uma escola que nos traga todas as informações. O mundo já cumpre esse papel. Não precisamos de uma escola que nos transforme em máquinas, todas iguais. Não. Seria um crime reduzir o gigante que reside em nosso interior. Seria um crime esperar que o voo fosse sempre do mesmo tamanho, da mesma velocidade ou na mesma altura.
Senhor, que na minha escola a semente se transforme em planta, em flor. Que todos nós que por aqui passarmos reconheçamos que aqui podemos ser felizes. Depende de mim, de você, de cada um. Dê-nos esta graça, Senhor.
Abençoa cada canto desta escola, Senhor. Abençoa as cores da parede, os quadros, a quadra, a sala da direção, da coordenação, a secretaria, a sala dos professores, os laboratórios, a biblioteca, a cozinha, até a cantina, cada sala de aula, cada corredor, os portões e portas e todos os que por eles entrarem e saírem. Que cada pessoa aqui seja importante para todas e todas sejam importantes para cada uma.
E, nessa oração, eu Vos peço Senhor, por todos nós que aqui convivemos. Por esse espaço sagrado em que vamos nascendo e deixando um pouquinho de nós a cada dia.
Obrigado, Senhor, pela minha escola! Por tudo o que de nós nasceu e nasce nesse espaço. Aqui, posso Te dizer que sou feliz. E isso é o mais importante. Amém! 


adaptado de: ORAÇÃO DA ESCOLA, de GABRIEL CHALITA

terça-feira, 21 de maio de 2013

PROJETO: "Mamãe, fiz arte! - EXPOSIÇÃO DE ARTES NA INFORMÁTICA EM HOMENAGEM ÀS MÃES!"


elaborado por: Valdinei Fernandes
JUSTIFICATIVA:


A expressão artística é considerada uma atividade que atribui sentido às sensações, sentimentos, imaginação, pensamentos, espírito crítico, criatividade, sensibilidade e a realidade através de formas, linhas, cor, luz e até som, seja na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, no artesanato e também na música.
O contato com a arte proporciona, a quem a cria ou prestigia, tornar-se participante da sociedade, onde cria, pensa, sente, expressa suas ideias através da linguagem oral, escrita, desenho, pintura, música, e, na atualidade, utiliza também as tecnologias, como por exemplo, o computador.
 Considerando que, atualmente, grande parte das crianças e adolescentes em idade escolar, especificamente nas escolas públicas, pouco ou quase nenhum contato têm com obras de arte, não reconhecem trabalhos e artistas, não visitam exposições, não assistem programas de TV ou internet que divulguem o tema, nem conhecem artistas da própria região que desenvolvem trabalhos semelhantes, principalmente neste século em que vivemos, onde a informática passou a ser um dos principais atrativos em grande parte do tempo livre de elevada porcentagem de crianças e adolescentes, a arte, propriamente dita, não encontra espaço na vida dos que, na frente de um computador, extrapolam limites de quando começar e quando parar para realizarem ou se interessarem por outras atividades ou temas.
  Isto se justifica pelo fato de que, atualmente, quando se ouve o termo “informática”, pensa-se logo em “computador”, “internet”, “notebook”, “celular”, e outros semelhantes. Não está errado, principalmente quando dito dentro de uma escola, referindo-se ao laboratório de informática, onde os alunos imediatamente associam a “games”, “redes sociais”, “filmes”, “músicas” e outros. 
É preciso, entanto, levar os alunos – crianças e adolescentes, principalmente – a perceberem que a informática é importante para a vida do ser humano, porém, sem colocar nela todas as oportunidades e necessidades de um futuro melhor, ou seja, estabelecer limites, regras para o uso consciente e produtivo. 
É possível mostrar que a informática não é indiferente, entre tantos outros temas, à “arte”.
Concluindo, a principal justificativa deste projeto é deixar claro que a informática é importante, mas na hora certa, fazendo seu papel necessário e até proporcionando alguns momentos de lazer, mas sempre de maneira equilibrada e dando espaço a outros eventos que não nos deixem perder a sensibilidade e o contato pessoal, algo que o virtual jamais poderá substituir. E o que melhor para despertar a sensibilidade de crianças, adolescentes e adultos que estão próximos dos mesmos do que uma bem planejada e organizada exposição de artes?


PÚBLICO ALVO:


Alunos do 6º ao 9º ano (5ª à 8ª série) da EMEB FELICIANO SALES CUNHA, com convite estendido às mães, responsáveis, amigos e familiares, além dos funcionários, professores, direção e coordenação da escola e outros convidados da comunidade.


CARGA HORÁRIA:


- 50 horas (de 13 de maio de 2013 à 17 de maio de 2013, das 07:30h às 17:30h)

OBS.: todas as fotos a seguir, foram tiradas durante a realização do projeto.





OBJETIVO


·     Adqui

rir  ·Adquirir conhecimento sobre diferentes manifestações artísticas, entre elas, pintura em tela, desenho a mão livre, artesanatos com “biscuit”, massa de modelar, pintura em tecido, tear, utilizando também recursos multimídia, como slides de obras artísticas e músicas que induzem à reflexão num ambiente tranquilo para isso.
·     Despertar, nos envolvidos, um sentimento positivo, influente e determinante, que os leve a refletir e reconhecer esse lado sensível exposto em obras de arte.
·     Despertar uma atitude de equilíbrio ao desligar o computador durante todo período de desenvolvimento do projeto para abrir os olhos para a arte. (Desligar a máquina propicia despertar a sensibilidade).
·     Despertar um espírito contemplativo, observador e crítico nas crianças e adolescentes bem como nos adultos que passarem pelo projeto por meio de obras de arte, artesanatos e textos reflexivos expostos no local.
·     Despertar em cada um a capacidade de reconhecer informações não convencionais (diferente das comumente usadas em sala de aula), bem como interpretá-las, despertar o senso crítico e conseguir retransmiti-las, enriquecendo a capacidade de comunicação, aguçando a curiosidade, ativando a criatividade e estimulando a sensibilidade.
·     Estimular os envolvidos a desenvolverem um diálogo com a utilização do que puderam captar conforme as mensagens transmitidas pelas obras e trabalhos expostos, levando-os a reconhecerem o prazer de observar, refletir, se envolver e divulgar o que viram e gostaram. 



CONTEÚDO (Recursos):

·     Laboratório de informática da escola (O laboratório de informática justifica-se para desenvolver este projeto com exposição de obras de arte justamente por ter, como objetivo principal, a intenção de mostrar que a informática é importante com limites e regras e que a mesma pode ser utilizada conjuntamente a outras atividades).

·     Quadros ou outros trabalhos de arte solicitados junto a artistas plásticos da região, sendo preferencialmente da própria cidade;
·     Desenhos artísticos feitos à mão livre em diversas técnicas (caneta, giz, lápis), sendo caricaturas, retratos falados e outros.
·     Artesanatos ou outros trabalhos que expressem arte ou habilidade manual para manufaturá-las.
·     Computador, projetor, lousa digital e caixa de som para apresentar slides com diversas obras de arte durante a exposição e reproduzir música ambiente para favorecer a observação em clima tranquilo.
·     Caderno (ou livro) de presença para assinatura de todos que visitarem a exposição.

METODOLOGIA:

·     Definir uma data para exposição de artes na sala de informática, elaborando, para isso, convites contendo data, horário, evento e convidados. (Este projeto foi realizado de 13 à 17 de maio/2013, das 07:30h às 17:30h)

·     Preparar, no laboratório de informática, um espaço para expor quadros artísticos, artesanatos, pintura em cartolina, entre outras obras de arte possíveis.
·     Preparar, na exposição, um ambiente agradável com iluminação suave, fundo musical propício para uma exposição, cartazes boas vindas, de agradecimentos, “lembrancinhas” para entregar aos visitantes, especialmente às mães, que são as homenageadas do projeto.
·     Durante o período estipulado para a exposição, criar um cronograma para estender a visitação aos alunos da escola, aos funcionários, professores, ao mesmo tempo em que esteja sempre preparado para acolher aos pais, responsáveis e amigos que vierem visitar a mesma.
·     Na entrada da exposição, colocar um cartaz (de cabeça para baixo) para estimular a curiosidade. Nesse cartaz está escrito: "SE COMEÇOU A LER ESTA MENSAGEM, PARABÉNS... SINAL QUE SUA PERCEPÇÃO ESTÁ ATIVA... SUA SENSIBILIDADE ESTÁ VIVA... SUA CURIOSIDADE ESTÁ AGUÇADA! NEM SEMPRE O MUNDO NOS FALA DE MANEIRAS CONVENCIONAIS! SEJA BEM-VINDO, ENTÃO!"
·     Na saída da exposição, colocar um cartaz com os seguintes dizeres: "VOCÊ QUER VER A MAIS PERFEITA OBRA DE TODAS? ELA ESTÁ ATRÁS DESTA FOLHA! LEVANTE A FOLHA LEVEMENTE E APRECIE ESTA PERFEIÇÃO!" (ao levantar a folha, haverá um espelho onde refletirá o rosto de quem leu a mensagem.


AVALIAÇÃO

Observar o interesse das crianças e adolescentes envolvidos, observar a repercussão junto aos pais, responsáveis e amigos que visitaram, verificando onde destacaram os pontos positivos e negativos do evento.
Avaliar, diante do comportamento de cada um que visitou o evento, principalmente dos alunos, como foi a reação de todos diante das obras de arte e artesanatos, levando sempre em consideração a particularidade de cada um e abrindo espaço para que possam também expor suas preferências e suas dificuldades de interpretação dos quadros, valorizando a conduta crítica de todos, levando-os a reconhecerem a importância da crítica construtiva.
Observar, no quesito da sensibilidade, se o objetivo foi atingido, se, durante a visitação, as crianças e os adolescentes, bem como as mães e demais amigos e familiares demonstraram emoções diversas diante do que foi apresentado.


 ----------------------------------------------------------------------------------------

                                                                                                                                                   RELATÓRIO FINAL SOBRE O PROJETO, APÓS SUA REALIZAÇÃO

O projeto “Mamãe, fiz arte! - EXPOSIÇÃO DE ARTES NA INFORMÁTICA EM HOMENAGEM ÀS MÃES”, atingiu expressivamente o objetivo de despertar a sensibilidade nos alunos, crianças e adolescentes, assim como seus familiares, além dos professores, funcionários e autoridades que visitaram a exposição. Houve uma repercussão muito positiva, percebida nos comentários e nas reações de todos, avaliadas desde os primeiros momentos da visitação, e que se estendeu de forma crescente até o final do mesmo.
Em relação às mães e familiares que visitaram a exposição, todos souberam apreciar o momento, observar e admirar as obras e artesanatos expostos, bem como mensagens de boas-vindas e despedidas colocadas em pontos estratégicos da sala. Foi praticamente unânime a declaração de paz e tranquilidade que sentiram durante a visitação, levados pela beleza dos quadros e suavidade da música ambiente, bem como da luminosidade amena deixada para propiciar esse clima.
Quanto aos alunos, desde o momento em que recebiam minha visita na sala de aula, quando eram orientados a se portarem com postura observadora e tranquila dentro da sala, por se tratarem de obras de arte de pessoas alheias, e que as mesmas deveriam ser cuidadas zelosamente, bem como transmitir mensagens à nossa imaginação, os mesmos entravam na sala realmente curiosos, entusiasmados mas sempre numa postura de verdadeiros apreciadores de obras de arte, mesmo aqueles que declaradamente diziam nunca terem visto trabalhos semelhantes.
A mesma reação grata e serena se fez presente nos funcionários e professores que visitaram a exposição. Ficou claro que todos se sentiram bem, julgaram o ambiente agradável e partiram com desejo de "querer mais". 
As autoridades que visitaram a exposição, entre elas o Prefeito do Município, o Vice-Prefeito, a assessora da Educação e um Deputado Estadual, reconheceram a importância do projeto, parabenizaram o professor idealizador e também manifestaram sensibilidade ao apreciar as obras e sentirem o ambiente acolhedor e sereno preparado na sala. 
Resumindo toda esta avaliação, quero partilhar aqui algumas expressões que nasceram em frases de alunos, familiares, funcionários e professores durante a exposição, que foram anotadas para serem transcritas aqui como prova do aproveitamento positivo e do objetivo alcançado. 


Acompanhem, a seguir, algumas dessas manifestações positivas e gratificantes, que se tornam, aqui, a maior declaração de sucesso deste projeto:




Aluno da sexta série: "_achei muito legal a exposição de arte na escola Feliciano em homenagem as mães.deveria ter mais exposições na escola".

Ex-aluna da escola, agora cursando o Ensino Médio: "_ficou tudo muito lindo! Nunca vi algo assim em nenhuma outra escola que conheço."

Mãe de aluno da 7ª série: "_É a família interagindo com a escola!"

Professora da escola:  "_Essas obras são excelentes. Parabéns aos artistas e a professora de todos. Parabéns ao idealizador do projeto pelo trabalho. Dá pra perceber que tudo foi feito com muito amor!”

Amiga que visitou a exposição:  "_Só tenho a agradecer pela acolhida ao visitar à exposição na Escola Feliciano. Parabéns pela iniciativa, pois muito mais do que a beleza da mesma e da ambientação do local, foi o desafio e a coragem de educar por meio da arte, da sensibilidade do olhar. Deus os abençoe!"

Amiga da escola:  "_Muito linda exposição. Vi pela internet, mas amanhã quero ver de perto. Amo quadros. Parabéns pelo projeto."

Aluna da 6ª série:  “_Nunca vi coisa igual. Todos ficaram legal demais.”

Aluno do 6º ano:  “_Mais que liiiindo. Deu até vontade de ficar aqui!”

Mãe de aluno da 8ª série:  “_Muito lindo e emocionante. Parabéns a todos que nos proporcionaram isso."

Amigo virtual em rede social(1): “PARABÉNS!! PROFESSOR, pela bela e criativa iniciativa!!

Amigo virtual em rede social(2): “Que imagem rara e bonita: alunos apreciando ........”

Amigo virtual em rede social(3): “A Arte que transforma o ser humano.........”

Amigo virtual em rede social(4): Que exposição linda! Dá gosto de ver.

Mãe de aluno do 6º ano: “Já elevou minha manhã”.

Mãe de aluno da 8ª série:  “Esta exposição eleva a alma.”

Mãe de aluno da 7ª série:   “Nossa.. eu realmente viajei”.

Irmã Religiosa que também visitou a exposição: “As crianças se comportam aqui dentro por se  trabalhar a questão disciplinar de uma forma poética, fazendo-as perceberem que, seguir as regras propicia-as a apreciarem melhor.”



Amigos virtuais, mas que visitaram a exposição pessoalmente:  “Parabéns, Prof. Valdinei! Visitamos a exposição e passamos momentos maravilhosos!

Vários alunos e demais visitantes concluíram a visita, entre outras,  com estas frase:  “Não dá nem vontade de sair daqui”; ou  “Eu estava precisando disso”; ou “Que paz que é ver estes quadros”. 



Finalizando, em aproximadamente 50 horas de funcionamento, a exposição recebeu a visitação de 78 mães, 27 professores, 11 funcionários da escola (inspetores de alunos, secretaria, limpeza), 11 autoridades (direção e coordenação da escola, o prefeito Maurinho Pascoalão, o vice-prefeito Toninho Menuci, o Deputado Estadual Orlando Bolçone, a assessora da educação e vereadores do município), 29 amigos da escola (incluindo ex-alunos) e  707 alunos das 26 classes da escola (13 do período da manhã e 13 da tarde), totalizando, no livro de presença da exposição, 863 assinaturas.   
da esquerda para a direita:
Marron, Prefeito Maurinho, professor Valdinei, vice-diretora Sandra,
Deputado Estadual Orlando Bolçone, Vereador Gilmar

Professor Valdinei, idealizador do projeto.




Algumas das mães e familiares que visitaram a exposição.


Visão geral do laboratório de informática com as obras
expostas e a lousa digital e o projetor ligados.
Visão geral do laboratório de informática com as obras expostas,
os desenhos feitos à mão livre sobre a mesa e a mesa de artesanatos (à direita)








segunda-feira, 20 de maio de 2013

ENTREVISTA COM "RAFAEL GONÇALVES" (RAFA)




Após nosso momento “MAMÃE, FIZ ARTE”, nada melhor do que voltarmos ao nosso quadro de entrevistas com um verdadeiro “arteiro”. Rafael Gonçalves, grande colaborador de nossa escola, um rapaz versátil, jovem e jovial, feliz, teimoso, determinado, e aparentemente sempre de bem com a vida. A maioria dessas características ele mesmo nos relatou durante esta entrevista. Nada melhor do que lermos, na íntegra, suas extensas e produtivas respostas. Extensas mas muito centradas. Rafael, ao ser procurado para esta entrevista, prontamente aceitou e colaborou com determinação. Foi nossa primeira entrevista onde não gravei sua fala para depois digitar aqui no blog. Desta vez, tomei uma postura diferente e deu resultado. Enviei-lhe, por escrito, as perguntas, e ele, após alguns dias, devolveu cada resposta escrita com muito interesse e dedicação. Para quem não conhece o Rafael (Rafa para a maioria), atualmente é estagiário aqui na escola, colaborando na secretaria, nas aulas de laboratório de Ciências, acompanhando os alunos da escola em passeios educativos e recreativos, e onde precisarem, sempre com empenho e dedicação.  Pesquisador na Universidade Paulista – UNIP, (Ciências Biológicas), vencedor de competições carnavalescas, como pudemos ver este ano aqui em Monte, sempre cercado de amigos, amigos de todos e, o que muita gente não sabe, talentoso em desenho.

Vamos conhecê-lo um pouco melhor. Vale a pena ler:



NOME COMPLETO: Rafael Gonçalves dos Santos (Não gosto do “dos Santos”. O sobrenome Gonçalves me lembra o meu avô paterno, um grande homem e um dos grandes exemplos em minha vida de pai e homem de integridade).
NASCIMENTO: 29/05/1988
CIDADE NATAL: Monte Aprazível-SP
CIDADE RESIDÊNCIA: MONTE APRAZÍVEL
ESCOLARIDADE: Superior (Estudante)
ATIVIDADE PROFISSIONAL: Estagiário EMEB “Feliciano Sales Cunha” e Pesquisador na Universidade Paulista – UNIP


Blog: _Rafa, pelo que conhecemos você pelas redes sociais, você parece ser um rapaz de bem com a vida. Sempre reunido com amigos, aproveitando momentos festivos, até venceu um concurso no Carnaval deste ano, enfim, como você descreveria para nós sua personalidade?

RAFA: Livre, jovial, ambíguo, feliz, muito teimoso, aparentemente calmo, mas tempestuoso isso depende do meu humor. Não sou apegado a rótulos, dogmas, ou qualquer tipo de sentimento que me cause desconforto ou algum sentimento extremista de dependência. Não consigo me apegar, e quando me apego, não é pra sempre, somente o tempo necessário pra que seja benéfico pra mim e minhas relações, sejam elas pessoais ou profissionais. Enfim acho que há muitos “Rafas” em um só.

Blog: _Para você, vendo os históricos de alcoolismo e drogas que atingem as mais tenras idades nos nossos dias, como um jovem pode se divertir sadiamente sem se envolver com tudo isso?

RAFA: Orientação e cuidado dos pais é fundamental. Atualmente é muito difícil se manter distante e não frequentar lugares onde o álcool e as drogas não se façam presentes devido a facilidade de acesso. Se compararmos, há alguns anos, quem fazia uso de entorpecentes era só quem tinha um poder aquisitivo elevado; hoje qualquer pessoa consegue comprar.  Mas acredito que o problema das drogas, da dependência, seja desencadeado por um problema relacionado a carência emocional, que pode ser afetiva ou de satisfação pessoal. Não encontrando circunstâncias que lhes tragam satisfação, as pessoas começam a buscar alternativas para se sentirem completas. Muitas pessoas que são usuárias de drogas alegam sentir emoções fora do comum quando fazem uso dos entorpecentes. Creio que essas mesmas emoções possam vir naturalmente quando vivemos ou recordamos de momentos felizes com as pessoas que amamos, quando ouvimos uma música ou sons que toquem nosso coração, nossa alma, quando vemos um lugar ou uma cena inexplicável, dançando, fazendo trabalho voluntário, ou seja, tudo o que é capaz de tocar nossa sensibilidade desperta emoções verdadeiras e fortes.
Um grande problema é que os pais não conversam com seus filhos, não os orientam para as questões da vida. Poucos pais tem a sensibilidade de conseguir enxergar as reais capacidades, talentos, defeitos e vícios dos filhos. Consequentemente acabam levando-os a caminhos bem diferentes do que realmente gostariam de trilhar ou ainda pior os deixam tão perdidos a ponto de desenvolverem conflitos internos, além de não corrigir pequenas falhas de caráter que também é um agravante comportamental negativo. Se os pais tivessem a sensibilidade de orientar e cuidar, talvez tivéssemos na sociedade atual menos usuários de drogas e pessoas depressivas.
Há um certo preconceito sempre quando se fala sobre os usuários de entorpecentes, são sempre associados a uma má índole, e isso não é verdade: -conheço pessoas que eram usuárias. Todas com um potencial incrível, mas perdidas emocionalmente.
Sem apologia, já experimentei cigarro, bebo socialmente e faço uso do Narguilé (uma espécie de cachimbo, que não é droga). Nunca usei outros tipos de drogas, sempre me faltou vontade. Certamente há uma idade para começar a experimentar as coisas, mas a capacidade de discernimento e maturidade deve ser trabalhada pelos pais.

 Blog: _Falando agora em termos de trabalho, pelo que podemos perceber por sua presença na EMEB FELICIANO SALES CUNHA, você parece ser um rapaz bem versátil. Como você se definiria profissionalmente?

RAFA: Aprendo rápido e me adapto fácil, adoro mudança e odeio rotina. Interesso-me por muitas coisas ao mesmo tempo, creio que isso colabore pra que as atividades que realizo no dia-a-dia sejam tão diferentes. Há alguns meses estava lecionando Informática, estagiando na EMEB Feliciano e fazendo Iniciação Cientifica e estudante de Ciências Biológicas na UNIP, era uma loucura, eu diria que uma loucura boa, foi uma época em que eu gostaria que o dia tivesse 34 horas para poder dormir e descansar bem.

Blog: _Quais são seus maiores sonhos, profissionalmente falando, levando em conta sua opção de carreira, seus estudos e seus projetos para o futuro?

RAFA: São questões ainda indefinidas, já quis tantas coisas e hoje não sei bem o que realmente quero. Há algumas coisas que quero conquistar nos próximos anos como um estágio no exterior, a realização de uma pesquisa na área ambiental, trabalhar com educação ambiental, mas duas coisas que realmente estão em meus pensamentos e sinto uma irresistível motivação atualmente é fazer trabalho voluntário em algum país asiático ou passar um tempo em alguma aldeia indígena aqui no Brasil. Aprendi que não devemos criar muitas expectativas do futuro (principalmente no meu caso que estou em processo de constante de mudança de planos), trabalhar pelo que se quer é necessário, mas a gente sempre corre o risco de a vida escolher caminhos bem diferentes do que a gente deseja, então é sempre bom estar preparado pra aceitar o que a vida lhe trouxer de melhor no momento.

Blog: _Já que você está diariamente dentro de uma instituição escolar, o que você acha da educação de hoje em nosso país? E em nossa cidade? Acredita que podemos mudar para melhor?

RAFA: Uma m...! Nada adianta os profissionais serem qualificados se as condições de trabalho não favorecem o ensino-aprendizagem e nem valorizam os profissionais. Os investimentos escolares nem sempre visam as prioridades reais e urgentes do ensino. Atualmente o grande número de alunos em sala de aula e a falta de educação e disciplina dos mesmos, são os piores problemas que a educação brasileira enfrenta. Além de oferecer as matérias básicas, as unidades escolares também deveriam oferecer cursos extracurriculares como música, dança, artes plásticas e diversas modalidades de esportes. Atividades que desenvolveriam outras potencialidades dos alunos. Em nossa cidade a educação caminha bem, mesmo enfrentando adversidades em nossa escola os docentes conseguem desenvolver diversas atividades que auxiliam na aprendizagem, uma que gostaria de destacar são as aulas práticas em laboratório da disciplina de Ciências, os contos trabalhos em sala de aula na disciplina de Português e os teatros e as palestras na disciplina de História. A mudança só viria com uma reforma total nos sistemas que regem a educação brasileira.

Blog: _Nos dias de “preguiça”, ou seja, aqueles dias que não dá pra viajar, não é dia de trabalho, não tem muitos compromissos marcados, o que você gosta de fazer para passar o tempo?

RAFA: Raramente tenho esses momentos de descanso, não paro nunca. Gosto de sair e ver gente, festinhas com os amigos e algum show com certeza é uma ótima opção, mas às vezes prefiro os momentos de introspecção, como ver TV, filmes e ouvir música. Gostaria de ter mais disposição para desenhar e ler.

Blog: _Devido à sua versatilidade, você teria coragem, ou interesse em participar de política como candidato a algum cargo?

RAFA: Interesso-me pelas questões políticas, e gostaria de ser militante de alguma forma para cobrar melhorias e lutar pelos direitos da sociedade e das questões ambientais, mas tenho outras prioridades. O que me entristece na política é que as pessoas não lutam por seus direitos e tem uma visão e atitude conformista. Assumir algum cargo político? Quem sabe no futuro...

Blog: _Você ainda é bastante jovem, mas com certeza já viveu muitas experiências marcantes em sua vida. Qual você definiria que foi seu melhor dia até hoje?

RAFA: Não consigo considerar um dia, há muitos momentos especiais que vivi ao lado da família e amigos. Certamente a comemoração de réveillon 2013, foi um momento muito especial que passei com alguns amigos, totalmente embalados por carinho, cumplicidade e esperanças de um ano ótimo.

Blog: _Uma pergunta básica em muitas entrevistas: “QUAL SEU LIVRO DE CABECEIRA”? Você indicaria um (ou mais) livro(s) e filme(s) para os jovens que estão lendo esta entrevista?

RAFA: Amo Clarice Lispector, tenho extrema paixão pelo que ela escreve e como escreve. Encontro um traço meu na alma de cada personagem criado por ela em seus livros, mesmo eles sendo tão diferentes de mim. Cada obra dela me desperta uma viagem astral introspectiva. De sua obra, indico “A hora da estrela”.
Há quatro filmes que desejo indicar, três dramas de 2009 chamado “Precious” (Preciosa), “The Lovely Bones” (Um Olhar do Paraíso) e “The Blind Side” (Um sonho possível) e um de 2002 “Doctor Zhivago” (Dr. Jivago).
Adoro animação indico “Como treinar o seu dragão” e “Está chovendo Hambúrguer”, ótimo pra assistir com a criançada.

Blog: _Independente de religião, você acredita em Deus? Você se considera uma pessoa de fé?

RAFA: Sou espiritualista, acredito em uma força ou algo maior, mas não sei e acho que jamais conseguiria defini-La. O que é Deus, se Deus está em tudo e em todos os lugares? Acredito que tudo o que existe é uma extensão de Deus. Não me considero um garoto de fé; tenho muitas dúvidas e questionamentos; não consigo me levar pela simples visão conformista que muitas pessoas têm da bíblia e outros discursos religiosos; sou muito racionalista nesse sentido. Acho que sinto Deus quando estou cercado pela natureza, tenho essa ligação muito forte com tudo o que é vivo.

Blog: -Existe alguma pergunta que não fiz e que gostaria de constar nesta entrevista? Ou alguma pergunta que fiz, e gostaria de retirar?

RAFA: Adorei a entrevista Valdinei. Gostaria de agradecer pelo convite, e parabenizá-lo mais uma vez pela iniciativa e pelo ótimo trabalho que tem feito com o blog.

Blog: _Deixe uma mensagem para os amigos deste blog!

RAFA: “Ele estava só. Estava abandonado, feliz, perto do selvagem coração da vida.”  (James Joyce)