terça-feira, 30 de abril de 2013

dia DO TRABALHADOR ou DO TRABALHO ?





O dia primeiro de maio é feriado - isto todo mundo sabe - porém, muitos falam "DIA DO TRABALHADOR" e outros "DIA DO TRABALHO".

Qual é o correto?   (   )  DIA DO TRABALHADOR        (   ) DIA DO TRABALHO

-----------------------------------------------------------------------------------------------


Vamos entender:

Para ser  "trabalhador" ou "trabalhadora", a pessoa,  para sua subsistência, necessita vender sua força de trabalho e, dessa maneira, ser remunerado(a)  com uma renda que se chama salário.
Por sua vez, "trabalho", pode se interpretado em diversas formas e conteúdos, como por exemplo, o local onde é desempenhada determinada atividade, pode ser uma atividade ou movimento qualquer executado por uma máquina ou ser humano, uma atividade doméstica, particular, pessoal, em grupo, enfim, o simples fato de retirar um obstáculo do caminho pode ser chamado de "trabalho".
Entendendo, então, esta explanação, fica claro que, 1º de maio, é comemorado o dia internacional dos(as) Trabalhadores(as), instituído em junho de 1889, em Paris, pela Internacional Socialista – organização que reunia partidos socialistas, comunistas e trabalhistas ao redor do mundo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

HISTÓRIA:


Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte da França é dispersada pela polícia, resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia do Trabalhador no Brasil

Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.
Finalizando, e recapitulando, fique bem claro:
1º de maio comemora-se o

       "DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR".
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------








quinta-feira, 25 de abril de 2013

O PIOR PERIGO DA DENGUE É ...




Todos os anos a história se repete: "dengue"!  Culpa da água parada? Culpa da falta de nebulização do governo? Culpa de terrenos baldios e lixos ou entulhos jogados em qualquer lugar? Culpa do excesso de chuva e da falta de vacina? Culpa de quem jogou aquele copinho que acumulou água? Sim, tudo isso é verdade, porém, somados à falta de conscientização da população em geral, podemos multiplicar por mil essas causas e triplicar as consequências.
Se nossa sociedade - não importa a classe social - não se conscientizar e fizer sua parte desde os menores detalhes, a situação tende a piorar ano após ano, chegando ao inimaginável num futuro não tão distante.
Exagero?
Antes que eu responda se é exagero ou não, me responda: quantas vezes passamos por copos descartáveis, tampinhas de garrafas de refrigerantes, papéis de bala, pneus e outras variedades de coisas jogadas pela rua e nem sequer nos importamos, por já fazerem parte de nossa visão habitual no ambiente em que vivemos. Ora, hoje chove, amanhã esses objetos estarão com água acumulada e é um potencial perigo para procriação de mosquitos e pernilongos, incluindo o Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. 
Se não chove, se é época de estiagem, pior ainda, pois aí o lixo é esquecido e vai se acumulando para a primeira chuva que vier. 
E quem é o culpado? Quem jogou? Quem não recolheu? O governo - municipal, estadual, federal? 
Todos...  Não podemos é um deixar para o outro.
Então agora respondo: "NÃO É EXAGERO"!


AMIGOS E AMIGAS, VAMOS NOS COMPROMETER A NÃO RESUMIR NOSSA MISSÃO CONTRA DENGUE A UM SIMPLES CLICAR NO "CURTIR" OU "COMPARTILHAR" DE UMA REDE SOCIAL, E SIM FAZER MUIO MAIS, CONFORME RELEMBRAMOS A SEGUIR:

-VAMOS LIMPAR O QUINTAL QUASE DIARIAMENTE (SEM UTILIZAR ÁGUA);


-VAMOS LIMPAR TERRENOS QUE PORVENTURA TENHAMOS E NÃO UTILIZAMOS AINDA;

-VAMOS COLOCAR DETERGENTE ATRÁS DAS GELADEIRAS E NÃO DEIXAR ACUMULAR ÁGUA ALI;

- VAMOS ENCHER DE AREIA TODOS OS VASINHOS QUE ACUMULAM ÁGUA E FURAR EMBAIXO DE CADA UM;

- VAMOS LAVAR COM ÁGUA SANITÁRIA AS VASILHAS DO CACHORRO OU OUTROS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PELO MENOS A CADA 3 DIAS;

- SE VOCÊ É DAQUELES QUE GOSTA DE COLOCAR ÁGUA NUM VASILHAME, NA CALÇADA DE SUA CASA, PARA OS CACHORROS ABANDONADOS, MUITO DIGNO ISSO, MAS SEJA RESPONSÁVEL POR LAVAR TAMBÉM ESSE VASILHAME;

-VAMOS RECOLHER TODO LIXO QUE ENCONTRARMOS NA REDONDEZA DE NOSSO QUARTEIRÃO - AQUELE LIXO PEQUENO, QUE TEMOS CONDIÇÃO DE RECOLHER (MESMO QUE NÃO SEJA EU QUEM JOGOU, AFINAL, O MOSQUITO NÃO VAI PICAR SOMENTE O IRRESPONSÁVEL);

VAMOS ENSACAR DIREITINHO O LIXO RECOLHIDO E DEIXAR PARA O CAMINHÃO NOS DIAS QUE PASSA NA RUA DE CASA;

- VAMOS VERIFICAR AS CALHAS SE NÃO TEM ÁGUA ACUMULADA;

-VAMOS NOS CONSCIENTIZAR E NUNCA JOGAR NADA NAS RUAS, NO CHÃO DA ESCOLA, NAS PRAÇAS, NAS SALAS DE AULA, NO AMBIENTE DE TRABALHO, NOS LOCAIS DE FESTA... (VASILHAS, COPOS, LATAS, GARRAFAS PETS OU OUTRAS, PAPEL DE BALA, CHICLETE, SORVETE, NEM JORNAIS E REVISTAS...); SE NÃO TEM UM CESTO OU LATÃO DE LIXO POR PERTO, NÃO CUSTA SEGURAR EM NOSSA MÃO ATÉ ENCONTRARMOS UM, MESMO QUE SEJA EM UM COMÉRCIO OU EM NOSSA CASA. 

- VAMOS PROCURAR CONSCIENTIZAR NOSSOS 
VIZINHOS E PARENTES PARA QUE FAÇAM O MESMO. .... 
- VAMOS COMUNICAR OS ÓRGÃOS COMPETENTES SEMPRE QUE LOCALIZARMOS UM FOCO SUSPEITO, MAS SEM PASSAR TROTE, POIS JÁ SÃO POUCOS FUNCIONÁRIOS PARA MUITOS BAIRROS... 

ISSO É MUITO SÉRIO....
FAZENDO ISSO, NÃO SÓ VAMOS IMPEDIR QUE A SITUAÇÃO FUJA COMPLETAMENTE DE NOSSO CONTROLE, COMO VAMOS REVERTER ESTA SITUAÇÃO E EVITAR ATÉ OUTRAS DOENÇAS QUE A HIGIENE PERMITIRÁ EVITARMOS.


Para finalizar, e fazer "jus" ao título deste texto, "O PIOR PERIGO DA DENGUE É..." a falta de CONSCIENTIZAÇÃO, a falta de COMPROMETIMENTO, a falta de mudança de atitude, mudança de uma postura acomodada e conformista por uma postura de reflexão e ação!

PENSE NISSO. MAS PENSE E FAÇA.

Valdinei Fernandes




quarta-feira, 24 de abril de 2013

PRIVILÉGIO ou PREVILÉGIO ???




Essa é uma dúvida comum. E, com certeza, uma palavra muito utilizada em nosso país, principalmente quando falamos de política e políticos. Mas antes de tudo, o importante é conhecermos a maneira correta de escrever essa palavra.
Atenção, então:  o correto é "privilégio". A palavra "previlégio" não existe!

Portanto, a partir de hoje, não se esqueça mais:  "privilégio", palavra escrita com i, nunca com e.
Todas as palavras da família de privilégio deverão também ser escritas com i,   assim como todas as formas conjugadas do verbo privilegiar também deverão ser escritas com i. Veja alguns exemplos:

- privilegiar,
- privilegiado,
- desprivilegiar,
- … 


Exemplos:

Existem pessoas que recebem muitos privilégios.
É um privilégio seu estar próximo à natureza.
Ele tem o privilégio de ser atendido antes por ser idoso.
Meu amigo é um privilegiado.
Nesta situação, minha mãe nunca ficou desprivilegiada.

E, para reforçar, entenda que a palavra privilégio  significa um direito, uma prerrogativa, uma vantagem, uma oportunidade, permissão especial ou pessoal.

Porém, existe uma outra dúvida: POR QUE, QUANDO DIGITAMOS PRIVILEGIO, (SEM ACENTO), NÃO ACUSA COMO ERRADO NO WORD OU OUTRAS CORREÇÕES ORTOGRÁFICAS?

É porque PRIVILÉGIO é a palavra na sua forma substantiva e privilegio é o verbo.  Veja o exemplo a seguir:

Eu PRIVILEGIO meu amigo com todo PRIVILÉGIO de uma boa amizade.


quinta-feira, 18 de abril de 2013

FOTONOVELA DA VIDA ESCOLAR

Com certeza o nosso amigo e nossa amiga, leitores deste blog, já ouviram falar de "FOTONOVELA"!
Então, apenas para relembrar, fotonovelas são novelas em quadrinhos que utilizam, no lugar dos desenhos, fotografias, de forma a contar, sequencialmente, uma história.  Qualquer história contada em quadrinhos, mas utilizando fotos para isso, pode ser chamada de "Fotonovelas".  Que tal uma fotonovela da vida escolar?  Vamos ser pioneiros nesse tema. Acompanhem, a seguir, nossa primeira fotonovela da vida escolar, com personagens reais, num momento real e divertido: 



O BLOG:
 http://nossaescolafelicianosalescunha.blogspot.com.br/ APRESENTA:


NOSSA PRIMEIRA FOTONOVELA:   
"DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL"...
UMA AULA DINÂMICA, LÚDICA E CRIATIVA: 


ESTRELANDO:



ERA UMA VEZ...














quarta-feira, 17 de abril de 2013

ENTREVISTA COM "ISABEL CRISTINA" (BEL DA RÁDIO)



NOME: ISABEL CRISTINA DE ALMEIDA (BEL DA RÁDIO)
NASCIMENTO: 12/02/1973
CIDADE NATAL: SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
CIDADE RESIDÊNCIA: MONTE APRAZÍVEL
ATIVIDADE PROFISSIONAL: LOCUTORA E TÉCNICA DE SOM NA RÁDIO DIFUSORA APARECIDA - DE MONTE APRAZÍVEL - 780 AM




Dando sequencia às entrevistas que enriquecem este blog pedagógico, hoje fomos visitar uma figura querida na comunidade aprazivelense. 
Trata-se de Isabel Cristina de Almeida, conhecida locutora das programações semanais da tarde na Rádio Difusora Aparecida de Monte Aprazível (780 Am), onde apresenta o Programa da Tarde, das 13h às 17h, de segunda a sexta feira.  Fazemos questão de lembrar que esta entrevista foi sugerida pelos próprios pais de alunos e amigos do blog, quando solicitado sugestões por e-mail, pelo blog ou pessoalmente.
Bel, como é carinhosamente conhecida, alegremente recebeu o professor Valdinei Fernandes nesta quarta feira, enquanto apresentava sua programação e, no intervalo, respondeu a todas as perguntas com muita alegria, convicção e sinceridade. 
No final deixou uma importante mensagem a todos, direcionada especialmente a todos os alunos, crianças e adolescentes, sejam da escola Feliciano ou não. 
Em sua entrevista, Bel destaca que os sofrimentos da vida nos fazem "chacoalhar" a árvore da amizade, onde caem as folhas secas e restam as vigorosas e vivas, que são as verdadeiras amizades que permanecem. Também ressaltou que o importante da vida é a reunião entre amigos e família e, por que não, sorrir sempre. Segundo ela, sorrir abre as portas para nós. Convidamos todos os amigos leitores do blog para lerem, na íntegra, logo abaixo, a agradável entrevista


Blog: _Bel, começamos pelo seu trabalho, que atinge um público grande. Uma verdadeira responsabilidade. Quando você começou a trabalhar na rádio, e como isso aconteceu?

BEL: _O padre João Batista, na época em que a Diocese de Aparecida comprou a rádio do Barca, me convidou para trabalhar com eles, mas como secretária. Nessa época, acredito que há uns 18 ou 20 anos, comecei a ajudar a equipe no que era preciso. Na época o Edgard trabalhava conosco, me lembro que gostava muito de vê-lo, bem como todos que passavam pela rádio e ficava encantada com aquele “mistério” de falar e ser ouvido distante e por muitas pessoas. Fui me apaixonando por aquilo, mesmo ainda trabalhando como secretária. Acho que porque sempre fui muito falante. Na escola era sempre a escolhida para ler, fazer as apresentações da turma, e aqui na rádio imaginava o que é falar com tantas pessoas sem saber quem são, e ao mesmo tempo saber que as pessoas conhecem sua voz e lhe imaginam deste ou daquele jeito, mas o que fica é sua voz. O senhor Celso Zanoli, que também gerenciava aqui, e tinha um programa onde era locutor,  num determinado dia apenas chegou, me disse que precisaria sair e me mandou apresentar o programa. Simplesmente disse: “_o microfone está aí! Apresente!” Saiu e me largou a bomba. (risos). Ele disse que ia ao médico em Rio Preto. E eu mesma apresentei o programa, atendi telefone e me apaixonei pela oportunidade. Numa das ligações, o próprio senhor Celso me ligou e disse que não foi ao médico. Estava aqui mesmo em Monte com sua esposa Zilda, no fórum, onde ela trabalhava. Ele falou que estavam todos me ouvindo. E eu amei a experiência e a oportunidade.


Blog:_Você tem uma grande simpatia do público, pelo que pude perceber, principalmente porque muitos sugeriram seu nome para ser entrevistada. Você estudou especificamente para isso ou desenvolveu esse talento com as oportunidades da vida?

BEL: _Como falei, comecei meio de repente. Então, peguei o que tinha dentro de mim e fui. Fazer o que ama fica mais fácil, você se empenha e desenvolve. Eu estudei, fiz o curso regular, fiz curso de contabilidade, fiz curso técnico de enfermagem, sempre gostei, mas me apaixonei pela rádio, que surgiu meio como presente na minha vida. Então, o mundo da comunicação, o mundo da rádio foi crescendo dentro de mim mais na prática do que na teoria. Aí você se apaixona mesmo e, se apaixonando, vai em busca de capacitação. Sempre fui muito interessada, aprendi muito com o pessoal da própria rádio, os “meninos” aqui me ensinaram muito e a pouco tempo fiz um curso no Senac envolvendo o mundo da comunicação. Mas da parte técnica, minha grande capacitação foi na prática mesmo. Sei que tem muita coisa ainda a aprender, mas a aprendizagem vem no dia a dia, na profissão exercida, e nisso sempre me saí bem. Quando a gente está amando o que faz tudo se torna mais fácil.


Equipe da Rádio Difusora Aparecida - Monte Aprazível

Blog: _Você se considera famosa na cidade de Monte aprazível?

BEL: _ (muitos risos) Eu não sei. Não diria famosa. Sei que muitas pessoas me conhecem, a maioria apenas pela voz, e isso é um mistério. Às vezes estou no mercado, no comércio, ao conversar alguém me reconhece pela voz e vem verificar se sou a “Bel da rádio” (risos).  Falo com muita gente por telefone, pela rádio, e quando me conhecem é engraçado, muitos imaginam a gente pela voz, e quando nos encontram dizem que somos diferente do que imaginamos. Isso é muito gostoso. É um mistério. (risos). Tanto para quem faz o programa na rádio quanto para quem ouve o rádio, agora também pela internet, quem ouve no carro, em casa, no trabalho, onde for. Eu fico imaginando como são nossos ouvintes e eles, que ainda não me conhecem pessoalmente, imaginando como devo ser. Mas é legal.

Blog: _Devido à sua popularidade, ou até mesmo por gostar, você já pensou ou gostaria de participar de política como candidata a algum cargo?

BEL: _Eu pensei sim. Meu marido era apaixonado por política e me transmitiu isso. Quando ele faleceu, eu disse “-Vou sair por ele!”. Mas a vida é assim: você escreve por uma linha mas Deus lhe reserva outra. Eu percebi que não era aquilo que Deus tinha reservado para mim. Na época da candidatura, por eu estar correndo atrás de financiamento de casa e outros compromissos, jamais poderia deixar a rádio para me envolver com política, e descartei essa hipótese. Hoje vejo que foi o melhor que fiz, foi o que Deus reservou para mim.

Blog: _Você gosta de cozinhar? Qual seu prato preferido?

BEL: _Gosto. Gosto muito. Principalmente gosto de inventar. Gosto de usar temperos naturais, não industrializados. Cheiro verde, ervas. Sempre gostei e com meu casamento me apaixonei mais ainda, pois meu marido gostava muito também e nos envolvemos nisso. Unimos o útil ao agradável. Meu prato preferido é simples: “macarrão”. Mas gosto de tudo. Até de jiló. A única coisa que peço para você não me convidar para comer em sua casa é a tal de dobradinha. (risos)
Bel sendo entrevistada pelo professor Valdinei

Blog: - Já pensou em ter um programa diferente do que você já fez até hoje, como por exemplo, de culinária?

BEL: _Houve uma época em que havia um programa aqui na rádio, chamado “A tarde é nossa”. Foi um programa que o próprio Celso me deu de presente. Eu fazia algo assim. Haviam dicas de saúde e eu passava muitas receitas. Me lembro que os ouvintes ligavam, gostavam, e falavam que haviam feito esta ou aquela receita que eu tinha passado. Alguns diziam que ficavam ansiosos pelo horário das 3 e 15 da tarde, que era o horário que eu passava a receita. Eles me diziam se tinham acertado ou não, me perguntavam detalhes, então eu tinha de preparar em casa antes de falar na rádio, e fazia isso.

Blog: _Existe algum momento marcante em seu trabalho, que você considera o mais importante de todos até hoje?

BEL: _Sim. O meu retorno. Como muitos sabem, eu fiquei um tempo afastada devido a um momento muito difícil que passei na minha vida, e quando retornei, vi que tinha muito carinho, e principalmente de pessoas que eu nunca imaginava. Não por duvidar de suas intenções, mas por nem ter intimidade com eles. Isso foi muito bom, pois foi um momento que cresci interiormente. O trabalho na rádio me proporcionou isso. Pessoas da cidade, de fora dela, o carinho expressado me marcou muito mesmo. Já havia percebido isso no velório de meu marido. Pessoas que vinham de longe só para me dar uma palavra de consolo, um aperto de mão, apenas um olhar, mas que se fizeram presente. Pessoas de perto que se expressaram muito carinhosamente comigo. Aí, meu retorno me levou a fazer tudo com muito mais amor ainda. Isso não tem dinheiro no mundo que pague. Foi um presente de Deus.


Bel, Nair e Eliana

Blog: _Além de trabalhar na rádio, o que mais você gosta de fazer, seja como lazer, em família, realização pessoal ou simplesmente porque gosta?

BEL: _Gosto muito de estar reunida com amigos. Gosto muito de sorrir, em todos os momentos preciso sorrir. As vezes você acha que seu fardo está pesado e um sorriso muda isso. Não importa a recepção do outro, sorria sempre. Acho que herdei isso de meu pai, esse fato de sorrir pra todos, falar bastante, se reunir em família, entre amigos. Família é muito importante. Sorrir sempre.

Blog: _Quem te conhece, especialmente aqui em Monte Aprazível, sabe de momentos muito difíceis que você já passou em sua vida. Você diria que um grande sofrimento amadurece uma pessoa ou a deixa mais amarga com a vida e com os outros?

BEL: _Com certeza, amadurece. No começo da situação, você fica triste, cobra, indaga a Deus, busca entender, mas não para. No meu maior sofrimento, muitas pessoas me indagavam como Deus podia me permitir sofrer tanto sendo eu tão religiosa. Até pessoas dentro da igreja me diziam isso. Mas a resposta é: “E Jesus?” Ele, sendo filho de Deus, sofreu muito mais do que todos. Então, sofrer amadurece. São nesses momentos que você chacoalha a árvore da vida para caírem algumas folhas secas e ficam aqueles que realmente são seus amigos, sua família verdadeira, a verdadeira árvore. Cresci muito. Não só pela dor em si, mas por tudo o que vem depois. As coisas vão se revelando e me amadurecem como pessoa e me fazem enxergar muita coisa diferente do que via antes. Hoje vejo que Deus escreveu tudo certo, mesmo que na hora não entendi. Mesmo tendo vivido com meu marido apenas 1 ano e 7 meses antes dele falecer, mas esse tempo Deus me colocou na vida dele para estar com ele em sua dificuldade. E um ajudou o outro. Sempre que alguém precisar, vou procurar ajudar, pois, se você ama, você cuida.

Blog: -Existe alguma pergunta que não fiz que gostaria de constar nesta entrevista?

Estúdio de onde são transmitidas as programações
BEL: _Não, acho que você fez perguntas pessoais, profissionais, coisas que me tocaram, e me deixou falar de fatos de minha vida.

Blog: _Deixe uma mensagem para os amigos deste blog!

BEL: _Minha mensagem quero deixar principalmente para os alunos. Para os adolescentes e as crianças. “Tenho muita saudade de minha época de escola. Principalmente o carinho por meus professores. Alguns já faleceram, outros encontro. O respeito por eles é muito importante. Digo isso aos alunos: nunca desrespeite um professor. Nunca deixe de usar as palavras mágicas que aprendemos no dia a dia, como olá, bom dia, como vai, com licença, por favor, obrigado, senhor, senhora, e muito mais, que o esquecimento delas, hoje, está tornando o mundo muito pesado. Respeito, principalmente com nossos mestres. Eles que ensinaram tanto pra nós. E parabéns à Escola Feliciano por esse maravilhoso trabalho e obrigado pela oportunidade e pelo carinho de todos." 





quarta-feira, 10 de abril de 2013

OBRIGADO A TODOS ATÉ AQUI...



                                      Olá, amigos e amigas deste blog da “nossaescolafelicianosalescunha”.  

        Ficamos felizes pelos acessos, comentários, sugestões e, principalmente, pelas participações que recebemos pelo e-mail: emebfelicianosalescunha@gmail.com.
Nossa primeira postagem neste blog foi em 25 de fevereiro do corrente ano e, até hoje, 44 dias depois, totalizamos (até o momento que escrevo este artigo), 2.701 visualizações. E o mais interessante é que conseguimos visualizações internacionais, conforme demonstra o quadro abaixo:

VISUALIZAÇÕES NO BRASIL = 2557
VISUALIZAÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS = 82
VISUALIZAÇÕES NA ALEMANHA = 43
VIZUALIZAÇÕES NA FINLÂNDIA, REINO UNIDO, MALÁSIA, PORTUGAL E NOVA ZELÂNDIA1 CADA

Isto, com certeza, aumenta nossa responsabilidade em qualificar cada vez mais nossas postagens informativas, sociais, educativas, humoradas ou simplesmente de curiosidades, entre outras possíveis que, oportunamente, vêm para somar à pedagogia da escola.
Nesse intuito, e com a intenção de expandir ainda mais esta ferramenta tecnológica, para não dizer somente “virtual”, pedimos que sejam nossos colaboradores, nossos críticos construtivos, nossos amigos e parceiros nesta jornada.
 _ Como?
 _ Simples:

_ Acesse, leia, curta, partilhe, compartilhe, divulgue, comente, envie e-mail;

_se erramos, nos alerte (verificado o erro, corrigiremos imediatamente);

_se ofendemos, perdoe, mas nos comunique (jamais é essa nossa intenção, pois quando trabalhamos com palavras, as vezes podemos nos exceder, escolher erroneamente algumas frases ou textos, comentar precipitadamente ou, até, sermos mal interpretados..., e, quando isso ocorrer,  temos a maior e melhor das intenções de nos redimir e corrigir);

_ enfim,  seja realmente nosso amigo, virtual, sim, mas sempre presente e participativo.
Como já dissemos antes, temos como objetivo principal deste blog aproximar escola da comunidade.

Para não prolongar este texto, queremos apenas relembrar que iniciamos uma série de entrevistas aqui no blog para valorizar o envolvimento de pessoas de diversos segmentos atuantes em nossa cidade. Iniciamos com duas entrevistas, que já estão postadas aproximadamente a uma semana, e temos mais uma lista com dezenas de opções, sugeridas pelos próprios amigos da escola. Aguardem e acompanhem, será muito produtivo e positivo conhecermos um pouco mais nossa gente, sejam de residência fixa aqui ou estejam só de passagem. Todos são bem-vindos a este blog.

Abraços a todos.

Professor Valdinei  

sexta-feira, 5 de abril de 2013

ENTREVISTA COM "NIVALDO DIAS DA SILVA"



NOME: NIVALDO DIAS DA SILVA
NASCIMENTO: 28/06/1978
CIDADE NATAL: MARÍLIA
CIDADE RESIDÊNCIA: URÂNIA
ATIVIDADE PROFISSIONAL: DESENHAS E PINTURAS EM DIVERSAS FORMAS.

Nesta segunda entrevista, de uma série que vamos realizar aqui neste blog, ouvimos o "desenhista e pintor" que está realizando todo trabalho de pinturas nas paredes da Igreja Matriz de Monte Aprazível (Bom Jesus). Se bem que chamá-lo de desenhista e/ou pintor, é pouco, diante de todo talento que ele demonstra em seu trabalho. É uma verdadeira obra de arte. Um rapaz jovem, simpático, alegre, e que deixa bem claro, em seu comportamento, que ama o que está fazendo. Para ser entrevistado, Nivaldo interrompeu seu trabalho assim que foi chamado, desceu do andaime onde estava realizando a pintura, veio com muita alegria e respondeu prontamente, de forma cativante e bem-humorada, a todas as perguntas. No final ainda deixou uma mensagem para a comunidade aprazivelense. Acompanhem a entrevista e também se encantem com todo este trabalho. Depois de lerem suas respostas, façam uma visita à Igreja Matriz e conheçam de perto essa obra de arte e testemunhem como está ficando este trabalho que, com certeza, entrará para a história de nossa cidade:

blog:  _Nivaldo, podemos ver que seu trabalho é uma verdadeira arte. Você se recorda como esse talento despertou em sua vida?

Nivaldo: _Com certeza veio de meu pai, que é um pintor artístico também. Eu sempre me imaginei fazendo o mesmo e realmente isso aconteceu.

blog:  _Você deixou esse talento desenvolver em sua vida nas experiências de trabalho ou fez algum curso para isso?

Nivaldo: _Bom, todos sabemos que a primeira expressão do ser humano é o desenho. A primeira comunicação expressiva da criança é o desenho. Acho que todo mundo já fez uma cartinha para o pai, para a mãe, para algum tio, avós, e sempre, a primeira cartinha, antes mesmo de ser alfabetizado, foi o desenho. Comigo não foi diferente. Só que nunca parei com essa forma de comunicação. Em relação a estudo, fiz o curso de “Arte Figurativa”.  Já fui professor em Urânia, mas hoje meu maior trabalho é pintura de retratos. Já ganhei “MEDALHA DE OURO” no “Salão de Artes” em São José do Rio Preto. (veja matéria sobre esse feito em: http://www.diarioweb.com.br/eventos/corpo_noticia.asp?IdCategoria=42&IdNoticia=99953). Trabalho também com recuperação de imagens.

blog: _Já pensou em levar seu trabalho para fora do Brasil?

Nivaldo: _Até já recebi convites para isso. Fui convidado por um padre para ir pintar uma igreja na Itália, mas optei por ficar no Brasil, pois acho que ainda tenho muito que aprender antes de encarar a Itália, que é o berço dessa arte de pinturas sacras. E também sou casado, tenho 2 filhas, o que me fez optar. Amo minha vida e o trabalho que faço, então não julguei ser o momento ainda.

blog: _Existe algum momento de sua arte, ou algum trabalho, que você considera o mais importante de todos até hoje?

Nivaldo: _Tudo o que faço em relação à arte me dá muito prazer. Mas acredito que esta igreja, aqui em Monte Aprazível, será um dos mais importantes, pois a cidade fica próxima a São José do Rio Preto, um grande polo, e com certeza será uma porta aberta para muitos conhecerem e eu ter meu trabalho reconhecido no Estado de São Paulo e até mais. Sim. Posso dizer que este é o meu trabalho mais importante, principalmente pela confiança depositada em meu trabalho.
ALTAR CENTRAL JÁ COM PINTURA
CONCLUÍDA  PELO ARTISTA
 
Andaime dá ideia da dificuldade que o artista
passa para executar toda sua arte.


blog: _O que representa para você este trabalho que realiza?




Nivaldo: _Como já disse antes, o que faço me dá muito prazer. Amo o que faço, e não há maior realização para uma pessoa do que fazer o que gosta. Desenhar e pintar é para mim o “refúgio do mundo exterior”. É o que sei e gosto de fazer. Não penso em mudar de ramo.

blog: _Diria que é uma terapia para você?

Nivaldo: _Não. É uma realização, um prazer. Terapia para mim, acredite, é cozinhar! (risos). Tenho 2 filhas, uma de 7 e outra de 9 anos e elas são minhas fãs em degustação. Dizem até que preferem quando eu cozinho do que quando a mãe o faz. (risos) 

NIVALDO DIAS DA SILVA
ARTISTA TALENTOSO E  BEM HUMORADO, RECEBEU O PROFESSOR
VALDINEI, DURANTE A ENTREVISTA,
 COM BASTANTE ALEGRIA, SIMPATIA E BOM-HUMOR.

blog: _Existe um prazo para seu trabalho ou isso é imprevisível?

Nivaldo: _Sempre existe um prazo. É claro que também existem os imprevistos, alguns contratempos, mas o prazo é necessário até por uma questão de compromisso, de responsabilidade. Aqui nesta igreja meu prazo previsto foi de 9 meses. Pode passar um pouco, mas não devo distanciar muito disso.

blog: _Falando neste trabalho, como é todo processo de pintura? Você faz um esboço ou apenas reflete e já põe a mão à obra?

Nivaldo: _O processo é 24 horas por dia. Desde que sou chamado e me apresentam o local e me passam o pedido do que desejam, já começo a trabalhar em minha mente. Olho, reflito, imagino, calculo e a partir daí minha mente está trabalhando 24 horas diária. Posso estar tomando banho e pensando o desenho que farei, o ângulo da imagem, a cor que vou usar, o material que precisarei. O projeto começa na imaginação e se transforma em ação. Quando chego ao local do trabalho, já sei o que vou fazer. É só começar. Para você ter uma ideia, antes de fazer o primeiro traço eu já enxergo a igreja pronta.

blog: Este seu trabalho é um “Afresco”?

Nivaldo: _Não e sim. (risos). Embora exista toda uma técnica, o desenho e a pintura sejam uma arte, o afresco seria mais um técnica de pintura feita em uma base de gesso ou cal ainda úmida - por isso o nome "afresco", derivado da expressão italiana "fresco" - Por outro lado, afresco também é um termo popularmente usado para designar pinturas feitas noemalmente em igrejas e locais públicos de grandes extensões. Podemos então dizer que é um "afresco contemporâneo". (por que não?) 

PARTE DA OBRA DE NIVALDO NA IGREJA MATRIZ
DE MONTE APRAZÍVEL


blog: _A seu ver, a tecnologia atrapalha a arte?

Nivaldo: _A tecnologia vem para valorizar o que é feito. Veja esta entrevista. A tecnologia irá divulgar meu trabalho. Percebemos o que está extinto quando sentimos falta. Poucas pessoas fazem este tipo de trabalho, e a tecnologia pode ajudar a divulgar, fazer mais pessoas se interessarem. Eu quero divulgar isso. Então, a tecnologia não atrapalha.

blog: _Deixe uma mensagem para os amigos deste blog!

Nivaldo: _Monte Aprazível, peço paciência! Estou dando o meu máximo. As vezes pode parecer que estou demorando, mas o resultado final é muito mais importante do que a rapidez. Este trabalho não será para uma missa, uma celebração apenas. Será para uma vida toda. Será para a vida de uma comunidade, de uma cidade. Este trabalho será parte da história desta igreja. Então precisamos de paciência. As vezes, na arte, precisamos parar, pensar e, quando agirmos, fazer o melhor. Obrigado.

Vejam, a seguir, fotos do trabalho que está sendo realizado por Nivaldo na Igreja Matriz em Monte Aprazível: